Anónimo românico - San Clemente de Taüll. A Mão de Deus
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Quando o Filho do
Homem vier na sua glória, acompanhado por todos os seus anjos, há-de sentar-se
no seu trono de glória. Perante Ele, vão reunir-se todos os povos e Ele separará
as pessoas umas das outras, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. À sua
direita porá as ovelhas e à sua esquerda, os cabritos. O Rei dirá, então, aos
da sua direita: 'Vinde, benditos de meu Pai! Recebei em herança o Reino que vos
está preparado desde a criação do mundo. Porque tive fome e destes-me de comer,
tive sede e destes-me de beber, era peregrino e recolhestes-me, estava nu e
destes-me que vestir, adoeci e visitastes-me, estive na prisão e fostes ter
comigo.’ Então, os justos vão responder-lhe: 'Senhor, quando foi que te vimos
com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? Quando te vimos
peregrino e te recolhemos, ou nu e te vestimos? E quando te vimos doente ou na
prisão, e fomos visitar-te?’ E o Rei vai dizer-lhes, em resposta: 'Em verdade
vos digo: Sempre que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, a
mim mesmo o fizestes.’ Em seguida dirá aos da esquerda: 'Afastai-vos de mim,
malditos, para o fogo eterno, que está preparado para o diabo e para os seus
anjos! Porque tive fome e não me destes de comer, tive sede e não me destes de
beber, era peregrino e não me recolhestes, estava nu e não me vestistes, doente
e na prisão e não fostes visitar-me.’ Por sua vez, eles perguntarão: 'Quando
foi que te vimos com fome, ou com sede, ou peregrino, ou nu, ou doente, ou na
prisão, e não te socorremos?’ Ele responderá, então: 'Em verdade vos digo:
Sempre que deixastes de fazer isto a um destes pequeninos, foi a mim que o
deixastes de fazer.’ Estes irão para o suplício eterno, e os justos, para a
vida eterna.» (Mateus 25,31-46)
[Comentário de Hipólito de Roma aqui]
O texto de Mateus confronta cada um com a sua atenção ao outro. Podemos
discernir nele três níveis que devem ser lidos em concomitância. O nível mais
exterior tem um carácter político e social, o nível intermédio prende-se à
dimensão ética e moral. O nível interior está ligado à dimensão existencial.
Estes três níveis são outros tantos modos como se pode pensar e a viver essa
tão estranha simbiose entre a figura do Rei e a desses pequeninos.
Na dimensão política e social, há uma compreensão da unidade profunda
entre o soberano e os pequeninos. Estes são os que têm fome e sede, os que
estão despidos e que peregrinam no mundo, os que estão doente ou presos. Esta
fenomenologia dos pequeninos institui todo o povo numa dimensão de errância, de
perda e de abandono. Isso, contudo, não significa a sua irrelevância, pois eles
são o próprio Rei, são o próprio soberano e juiz. A vida social e política
exige essa atenção aos pequeninos, aos que não têm voz, aos excluídos. E a
razão é muito simples: quando há excluídos é o próprio soberano que é excluído.
Contrariamente a outros textos, onde o poder surge na sua dimensão negativa,
aqui ele surge de forma positiva como comunidade soberana dos homens,
comunidade essa que, em cada um, exige atenção e reconhecimento da sua efectiva
situação, exige a instituição e a norma jurídica, onde essa atenção ao outro (que
é sempre o Outro) encontra um dos seus lugares.
A aridez da norma jurídica reflecte-se na norma moral, no costume
tornado mandamento da consciência. A consciência ordena-nos essa atenção ao
outros, cuja pequenez nos convoca a estar atentos, a abrirmo-nos à sua
errância, ao seu ser desvalido. Esta errância e este ser desvalido, este
abandono a que os pequeninos estão votados, é o próprio abandono e desvalimento
do soberano. Ora como também cada um de nós faz parte do corpo soberano,
descobrimos que também somos esses pequeninos errantes e desvalidos. A atenção
ao desvalimento do outro é parte de uma norma de reciprocidade, na qual podemos
descobrir a intenção ética de uma vida boa, uma vida de interdependência e de
interajuda. A ajuda e a atenção ao outro faz parte da forma como habito o mundo,
faço dele moradia onde os homens se possam acolher.
Por fim, esta dimensão ética remete para a dimensão existencial. Estar
presente ou estar ausente. A ausência, o ausentar-se perante o outro, a fuga, é
o que merece o castigo eterno. O texto convoca à atenção aos pequeninos, a
todos aqueles que estão na pura errância. Essa atenção é o resultado de um
estar presente e persistir na presença a que fomos convocados. Esta
persistência na presença é uma modalidade ontológica, uma afirmação do ser
perante aquilo que o nega. Os que se ausentam negam os outros, mas também se
negam a si mesmos. O seu ser mostra-se já na modalidade do não-ser. O facto de
termos nascido é uma injunção à existência, à presença perante os outros, pois
nós e os outros somos portadores da presença do soberano, somos a manifestação
do seu mistério.
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