quarta-feira, 26 de junho de 2013

Do uso das bibliotecas

Helena Vieira da Silva - Biblioteca (1953)

Numa história onde, por várias vezes, grandes bibliotecas foram queimadas, num país onde, devido à escassez, as bibliotecas foram elevadas à condição de templo sagrado (tão sagrado que muito nem lá entram), a biblioteca tornou-se uma metonímia da sabedoria. Aquele é uma biblioteca ambulante. Morreu uma verdadeira biblioteca. Estas expressões acabam por estabelecer uma ligação estreita entre a leitura de livros e a sabedoria. Mas ler livros tornar-nos-á sábios? Não houve, na história da humanidade, grandes leitores cujo comportamento foi insensato ou, mesmo, absolutamente perverso?

Não é a leitura de livros que nos torna sábios, mas uma certa disposição para a sabedoria que nos leva a encontrar nos livros um alimento dessa mesma sabedoria. Dito de outra maneira, a sabedoria não é a consequência de uma causa chamada leitura. Pelo contrário, a leitura é a consequência de uma certa disposição para a sabedoria. Só assim a leitura faz parte da viagem espiritual do homem. Caso contrário, mesmo que não tenha efeitos perversos em certas personalidades, ela não tem mais efeitos intelectuais do que o consumo de chocolates tem ao nível do corpo.

4 comentários:

  1. Interessante analogia aos chocolates...!
    ;)
    Há ainda a ter em conta, o interesse exclusivo por temas específicos, os quais podem ser reveladores de uma propensão que não consigo relacionar directamente com saber ou com a sua busca, mas sim com o deleite de alguns sentidos, talvez semelhante ao prazer do consumo de chocolates.
    ;)
    Mas concordo plenamente com a afirmação de que não será a leitura a única responsável pela adquirição de saber.
    É perfeitamente possível que um analfabeto possa ser sábio.
    A observação do que é natural e a compreensão do que se conhece, pode conferir efectivamente, um grau mais elevado de saber. Assim como, o reconhecimento simples de que, por muito que se saiba, existe muito mais por saber.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem se trata tanto do deleite que o chocolate propicia, mas do facto dele engordar. Há pessoas que apenas engordam intelectualmente ao ler e não se tornam sábias. Mas, claro, também há leituras que são feitas pelo simples prazer que proporcionam.

      Eliminar
  2. Lembrei-me deste livro,
    http://vimeo.com/32153354


    Nem sempre mais alimento corresponde a uma melhor nutrição, será que existem obesos da intelectualidade?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existem mesmo pessoas que sofrem de hipertrofia da razão. Aliás, um mal difícil de tratar.

      Eliminar