sábado, 16 de março de 2019

Diálogos morais 1. A melhor coisa

Hugo Erfurth, Mother and son in german landscape, 1904

- O que deixamos nós para trás, mãe? 
- Nada que mereça as nossas palavras ou sequer um olhar. 
- Tenho medo, não consigo olhar em frente, para onde vamos, mãe?
- Não sei, nunca sabemos para onde vamos e essa ignorância é a melhor coisa que tenho para te dar.

sexta-feira, 15 de março de 2019

Impressões 25. Neve

Henri Le Sidaner, Neige, Boulevard de la Reine, 1928

Os flocos de neve lembram folhas envelhecidas perdidas pelo chão. Não há pássaros que sobre eles poisem, mas vindo o sol, uma seiva fresca entrará pelos poros da terra e um hálito de água selvagem subirá aos céus para chamar as primeiras aves da Primavera.

quinta-feira, 14 de março de 2019

O sal do silêncio (8)

Ellsworth Kelly, Light Reflection on Water, 1950

Uma casa construída no frágil reflexo das águas abrigava todas as esperanças. De uma das janelas, via-se o passar do tempo no barco triste dos dias. Na outra, ouvia-se o canto das aves que descia e pousava no coração de quem ali se sentava. Depois, havia quem mergulhasse e deixasse o corpo flutuar na luz do entardecer. Então o vento erguia-se e espirais de poeira agitavam-se no ar para caírem inclementes na trémula memória da casa.

quarta-feira, 13 de março de 2019

Impressões 24. Um manto de silêncio

Ed Clark, Marilyn Monroe, 1950

Teria sido uma ave ou um raio de luz, talvez a maçã da árvore do paraíso. Agora, é um manto de silêncio sob a penumbra da manhã, a promessa obstinada do Estio que espera, no murmúrio do olhar, o rumor da água na folhagem dos campos.

terça-feira, 12 de março de 2019

Poesia do Viandante (712)

Alexander Mikhailovich - Composición (1939)

712. girândola de grinaldas

girândola de grinaldas
explode
e rios de azul
afluem em planícies
de vermelho
rasgadas pelo ocre
da terra
pela veia do vento
no sopro da floresta

(24/12/2016)

segunda-feira, 11 de março de 2019

À janela

Edouard Boubat, France, 1977

Foi lenta a metamorfose. As coisas mais surpreendentes acabam por parecer banais se o tempo nos habituar a elas. Contrariamente ao hábito, ela abriu a janela. O facto, por inusitado, provou comentários. Também muito notado foi o caso de, passados dias, aparecer no parapeito da janela um gato. Demorou mais de meio ano para que ela, naquela altura ainda muito bela, surgir na janela. Foi o alvoroço. Depois, tornou-se rotina. Passado um ano, nem ela nem o gato saíram mais daquele lugar. Murmurou-se, mas o rumor depressa acabou. Habituamo-nos a tudo e nem sequer foi problemática  a descoberta que o único ser vivo era, apesar de cortado, o ramo preso nas mãos dela. Floresce uma vez por ano.

domingo, 10 de março de 2019

Haikai do Viandante (367)

Ernesto Allason, Primavera, 1865

Chega a Primavera,
coberta com véus de seda.
Sol, sombra e leveza.

sábado, 9 de março de 2019

O sal do silêncio (7)

Herbert Boeckl, Allée II, 1919

Imagino ouvir o canto das cigarras, mas são apenas sílabas ociosas que retinem nos meus ouvidos, pedaços de som perdidos na vinha agreste do silêncio, uma mão cheia de terra que se atira para o olival. A noite desce sobre o meu peito e, a compasso, o coração cúmplice bate ao som do canto que as cigarras sibilam no sumptuoso palácio da fantasia.

sexta-feira, 8 de março de 2019

Micronarrativa (14) Arrebatamento

Pierre Bonnard, Les Grands Boulevards, 1896

De súbito, em pleno dilúvio, um grupo de homens, sob guarda-chuvas, surge na avenida, atravessa-a  em correria desenfreada, e ao chegar ao outro lado elevam-se, como se um vento vindo da terra os arrebatasse para as nuvens negras que cobrem o anil do céu.

quinta-feira, 7 de março de 2019

Poesia do Viandante (711)

Wassily Kandinsky - Comets (1938)

711. um céu de cometas

um céu de cometas
canta à luz
da estrela da noite
ouvem-se vozes
no véu de veludo
e na órbita
da terra há punhos
de poeira presa
ao silêncio sideral

(24/12/2016)

quarta-feira, 6 de março de 2019

Impressões 23. Pastoral

Ernest Biéler, Les Caprices. Bergères et chèvres. Sous-bois, 1898

Dóceis rebanhos apascentam sob o olhar sereno da pastora. Ela caminha como se flutuasse e o seu corpo estivesse livre do império da gravidade. Em fogo, os cabelos caem-lhe sobre os ombros, à espera que alguém os apanhe para que a pele se entregue à voracidade dos lábios que a desejam.

terça-feira, 5 de março de 2019

A guerra

Roger Fenton, Valley of the Shadow of Death, 1855

Isso foi há mais de um século e meio, exclamei. Não se ria, disse, pois o que conhece da realidade se não as aparências? Combati naquela guerra e naquele lugar preciso, o Vale da Sombra da Morte, como lhe chamávamos. Os ingleses contrataram-me. Era o a que se chama, não sem injustiça, um mercenário. Essa batalha, na Guerra da Crimeia, não foi das mais duras. E com insuspeita seriedade contou pormenores de múltiplas batalhas em que teria participado, ao longo dos séculos. Não há guerra na Europa onde não tenha tomado parte, acrescentou. Olhando para a minha estupefacção e incredulidade, disse: não acredita em mim, mas está enganado. Quem lhe disse que a guerra é um assunto humano?

segunda-feira, 4 de março de 2019

O sal do silêncio (6)

Francisca Muñoz y Manuel Herrera, Abstracción, 1982-97

Era um mapa de antigos desvarios, uma carta sobre o estado dos campos, o sinal aberto para a devassa dos curiosos. Quem assim falava, não o sei. O que sei, e talvez isso não seja pouco, é que nos olhos dela floriu a luz de um sorriso e a noite iluminou-se, libertando-se das trevas como quem se liberta de uma longa servidão.

domingo, 3 de março de 2019

Pintura e haikus (8)

Pablo Picasso, Paisaje con dos figuras, 1908

Presos na paisagem
dois vultos de sombra e mágoa.
Tarde e solidão.

sábado, 2 de março de 2019

Poesia do Viandante (710)

Wassily Kandinsky - Circle and Square (1943)

710. no círculo quadrado

no círculo quadrado
do desejo
dragões e donzelas
sereias e serafins
e se uma rosa
em círculo
                se desfolha
logo em quadrado
as pétalas sopram
        a seiva da saudade

(24/12/2016)

sexta-feira, 1 de março de 2019

O tempo

Man Ray, Suzy Solidor, 1929

Foi assim mesmo que a vi naquele dia, em plena rua. Despida e com as mãos a taparem os seios. Nunca até aí a sua conduta deixara sequer suspeitar algum traço, mínimo que fosse, de irracionalidade. Era cordata e em todos os seus gestos e palavras havia medida. Parecia a perfeita realização do aforismo grego nada em excesso. O que se terá passado para que saísse de casa daquele modo, nunca o soube. Vivia sozinha e nunca dei por que tivesse visitas, a não ser de quando em vez a irmã. A única coisa que sei foram as suas palavras antes de a levarem: Passa tão depressa. Ajudem-me. Está descontrolado, descontrolado, cada vez mais rápido e eu tão cansada, tão cansada... o tempo, o tempo...

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Silêncio

Nadar, Marguerite Ugalde, French Mezzo-Soprano, 1880s

Conheci-a muito bem, se é que podemos conhecer alguém que nunca vimos. Vivia por cima de mim. Nunca me cruzei com ela e a partir de certa altura encarei a possibilidade com verdadeiro terror. A primeira vez que a ouvi cantar fiquei paralisado. Aprendi a conhecer-lhe os movimentos da alma conforme ela cantava. Tristezas e alegrias tornaram-se-me transparentes. A melancolia preenchia-me o coração com a suavidade de um zéfiro. Isso bastava-me. Depois, caiu o silêncio. Um dia, dois dias, uma semana, um mês. Não mais ouvi a sua voz. Perguntei à porteira se ela tinha mudado de casa. Não, respondeu. Viajou, está doente, interroguei. Também não, disse e, com ar trocista, acrescentou: casou-se.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Meditação Breve (98) O homem moderno

 Martien Coppens, Textile machine, 1950s

Para além da paixão por si mesmo, o homem da modernidade foi assaltado por duas grandes paixões: a da mobilidade e a da máquina, como se o seu destino fosse mover-se cada vez mais depressa e pensar cada vez mais mecanicamente, até que se torne uma máquina que se move à velocidade da luz.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Impressões 22. Noite eterna

Kees Scherer, Paris

A noite cortada pela luz melancólica dos candeeiros abre uma porta por onde o homem pode sair do tempo e entrar, atónito e confuso, por um momento, nesse lar sempre desejado a que chamamos eternidade.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Poesia do Viandante (709)

Georgia O'keeffe - Blue Lines X (1916)

709. azuis de água

azuis de água
as linhas
lestas e límpidas
são lâmina
na textura
do papel
rasgão de luz
na lima dos lábios

(24/12/2016)

domingo, 24 de fevereiro de 2019

O sal do silêncio (5)

Tal-Coat, D'ardeur, 1972

Fevereiro declina. Deixa um rasto de luz sobre os muros e aquece os gatos deitados ao sol. Ouve-se um sussurro, pássaros voam entre varandas. Numa janela uma planta florida deixa cair a sua bênção sobe quem a olha. De repente, o cavalo do vento foi esporeado, logo se empinou, enquanto um relincho agitava as primeiras folhas que antecipam a Primavera.

sábado, 23 de fevereiro de 2019

A desconhecida

Saul Leiter, Carol Brown in “Harper’s Bazaar”, c.1958

Era a mulher mais bonita da vila. Os homens andavam de cabeça perdida, tentavam cortejá-la, mas eram goradas todas as aproximações. Chocavam com uma altivez que, chegaram a confidenciar-me, roçava a provocação. Quanto maior o seu desdém maior o desejo que provocava. Quando chegou o forasteiro, eram assim que com rancor aqui ficou conhecido, ela cedeu à sua corte. O ambiente ficou explosivo. O noivado, porém, foi curto e em breve se realizou o casamento. Na hora em que o padre perguntou ao noivo se a aceitava por mulher, ele, perante metade da vila, respondeu que não. Ao ouvir aquela palavra, ela caiu. Quando a ergueram, moribunda, a face estava sulcada de rugas. Ninguém a reconheceu.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Pintura e haikus (7)

Pierre Bonnard, Le Paradis terrestre, 1916-20

O torpor de Eva
e o silêncio de Adão.
Luz no paraíso.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Impressões 21. O seu mundo

Michel Larionov, Le Thé, 1906

Não há nada como estar em comunidade para que o silêncio cresça, a solidão se amplie e cada um, partilhando o espaço com os outros, descubra um mundo própria e incomunicável, onde só ele pode habitar.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Poesia do Viandante (708)

Wassily Kandinsky - Black Spot I (1912)

708. manchas máculas

manchas máculas
nódoas negras
na plana planície
das cores
ó sargaço
                de sombra
ó punhal
                de penumbra
ó oxímero
                de ondas
lépida leveza da luz

(24/12/2016)

terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

O sal do silêncio (4)

Antonio Tápies, Cuatro Tazas

Os dias crescem como se fugissem das trevas. Os pássaros cantam mas ainda não vejo despontar as folhas nas árvores, ou talvez esteja desatento. Se estivesse perto do mar ia ver as gaivotas e os barcos que regressam da pesca. Assim, sento-me e espero que um anjo mudo se sente ao pé de mim para que eu converse com ele.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Meditação Breve (97) Saber

Zao Wou-Ki, 10-11-58/30-12-70

De tudo o que se deseja saber, talvez a única coisa que saibamos, e não sem imprecisão, é esse desejo e a inquietação que ele acendo no peito.

domingo, 17 de fevereiro de 2019

Impossibilidade

Clarence H. White, Evening Interior, ca. 1899

Os boatos eram múltiplos. Havia quem falasse numa estranha doença que lhe roubara a beleza. Outros insinuavam que teria um amante secreto e que este a abandonara. Uma versão que chegou a estar em voga dizia que antes de vir para aqui tivera um filho, o entregara ao cuidado de uma ama e ele teria morrido. Um dia, em que aceitou, para surpresa minha, receber-me, confidenciou que estava ao corrente do que se dizia, mas que a sua beleza nunca a interessara. Que não, que nunca tivera um filho ou um amante. Era virgem e continuaria sê-lo, agora que decidira encerrar-se naquela casa. Disse-o sem hesitação. Depois, pediu com delicadeza que saísse e, de súbito, descobri que tinha o coração destroçado. Nunca um amor foi tão impossível.

sábado, 16 de fevereiro de 2019

Impressões 20. Manifestação

Constantine Manos, The Boston Symphony Orchestra. Boston, Massachusetts, 1958

A música é um corpo de sons dotado de alma. Alturas há que dos acordes se solta uma imagem fugaz, que paira, por instantes, na obscuridade, rodopia para depois, mal cai o silêncio, desaparecer. Quem a viu não tem dúvidas. É a alma da música que ali se manifestou, dizem.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Poesia do Viandante (707)

Kurt Schwitters - Bild mit weither Stange (1938)

707. hastes desprendem-se

hastes desprendem-se
da imagem
perdem-se em êxtase
                de ervas
                e leves
ascendem aos céus
semeados de seda
e advérbios a arder
no vómito do vento

(24/12/2016)