sábado, 26 de janeiro de 2013

Poemas do Viandante (401)

Gregorio Prieto Muñoz - Aranjuez (1918-1919)

401. Sou agora um poeta romântico

Sou agora um poeta romântico.
Chego sempre tarde ao meu tempo,
e o tempo que me cabe nunca é o meu.
Sonho com castelos de pedra dura
e claustros góticos onde caminhei.
Sonho com os dias passados
e a glória que nunca viverei.

Sou agora um poeta romântico
e sento-me na esquina dos dias
à espera de um vislumbre do que passou,
do relâmpago que me traga um outono,
as preces dolorosas que nunca rezei.

Sou agora um poeta romântico
e oiço o concerto de Aranjuez,
o velho palácio onde solitário
o espírito deambula perdido
entre a evocação do passado godo
e os timbres metálicos do futuro 
que, apressado, dilacera o coração.

2 comentários:

  1. Meu estimadíssimo vizinho, às vezes esqueço-me de que tens este blogue e não vejo logo o que publicas. Gosto muito deste texto, gosto desta construção sobre o leit-motiv da evasão no tempo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, caríssima vizinha da frente. Este é um blogue que nasceu secreto e se tornou discreto, muito discreto.

      Eliminar