quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Diálogos morais 45. O dever

Bernardo Marques, Despedida de soldado, 1920
- Vais-te embora?
- O dever chama-me.
- O dever?
- Sim. O dever militar.
- Demoras muito?
- Não sei.
- Quando tiver saudades e te chamar, voltas?
- Tu não és o dever.

terça-feira, 8 de setembro de 2020

Arqueologias do espírito 6

Francisco de Goya, La hoguera

Para o homem, como para qualquer animal ou planta, o fogo é uma terrível ameaça. Contudo foi ele que, ao ser domesticado, se tornou a protecção que permitiu à espécie defender-se dos predadores e persistir na existência. Essa duplicidade é captada, simbolicamente, nas chamas do inferno e na sarça ardente, onde o Deus de Israel habita. A perda e a salvação, ambas residem no fogo. O fascínio por ele é de tal maneira constitutivo do espírito que o amor, o supremo sentimento, é visto como fogo devorador. 
 

segunda-feira, 7 de setembro de 2020

A Sarça Ardente - 35

Ana Peters, Número seis, 1999
Fecho a janela sobre o mar.
Pelos vidros vejo
o voo das gaivotas,
as águas batidas
pelo vento,
limos e algas
perdidos no areal.
Um barco desliza
para o porto.
Leva-me em silêncio
preso ao âmbar da aurora.

Agosto de 2020

domingo, 6 de setembro de 2020

Histórias sem nexo 12. Sílfide

Olavo d'Eça Leal, sem título, 1931
Serena, Sílvia sentou-se. De súbito, a saia subiu. Seda ou cetim? Sem o saber, saltou do assento e saiu para o sacrifício do sol. Da sombra, sussurraram: Sílvia, Sílvia. Silêncio. Seria a Sílvia? Seria a Sara, a Selma, a Silvana, a Sofia, a Susana? Só uma sinuosa e singela sílfide.

sábado, 5 de setembro de 2020

Haikai do Viandante (399)

Tomás de Mello, Paisagem, 1955
Árvores despidas
 pelo vento frio do Outono
chamam o Inverno.

sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Impressões 59. O tocador

Nejar Salim, Rababa Player,1962
Preso no mistério da música que o atormenta, o tocador fia um cordão de aço que, com vagar, prende o corpo e o espírito de quem se deixou tocar pelo som saído do silêncio de suas mãos.

quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Os alegres cantores

Lucien Aigner, Paris, 1930
Primeiro, comiam e bebiam. Depois, bebiam e conversavam. De seguida, bebiam apenas. Por fim, cantavam estranhas canções e riam. Via-os todos os dias. Quando o concerto acabava, sempre com um Hosana, iam-se embora, em fila encabeçada pelo mais jovem Desapareciam do meu horizonte. Foram anos a fio. No dia em que começou a segunda guerra, não vieram. Nunca mais voltaram. O enigma nunca deixou de me atormentar. Quem seriam? Cheguei a imaginar que eram anjos, mas sou destituído de fé e acabo sempre por sorrir da conjectura. Por vezes, porém, oiço os seus cânticos. Nos dias em que a existência me é mais insuportável, as suas vozes descem sobre mim. Respiro fundo e a vida continua. 

quarta-feira, 2 de setembro de 2020

A Sarça Ardente - 34

Vicente Vela, A las cinco de la tarde, 1990

O deus dos campos veio pela tarde.
Sentou-se no cansaço
polvilhado pela poeira do dia.

Incógnito, demorou-se no jardim.
Colheu a água das acácias,
a luz dos lírios, o vento das violetas.

Espera-o na noite de cristal
a deusa da sombra
tecida em murmúrios de seda e cetim.

Julho de 2020

terça-feira, 1 de setembro de 2020

Micronarrativa (38) Uma mulher de autoridade

Gjon Mili, Double exposure of models wearing hat with heavy face veil, 1946
Subitamente, o rosto começou a desdobrar-se. Primeiro, apenas uma leve impressão, uma ilusão de óptica, dir-se-ia. Depois, uma pequena nuvem ganhou contornos ainda mal definidos, sugerindo olhos, boca, nariz. Por fim, um novo rosto juntou-se ao primeiro. Se as conversas lhe agradavam usava o original. Se a contrariavam, era com o novo que respondia ameaçadora. Nunca deixou de ser obedecida.

segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Arqueologias do espírito 5

Eduardo Nery, Escadas, 1970
O uso da escada terá sido antecedido pelo recurso a outros objectos que lhe fizeram a vez. No entanto, ela inscreve-se como um símbolo arquetípico no espírito humano. Nela se combina o impulso para ascender e a sabedoria tácita do esforço. Capturado no corpo, preso à terra, envolto nas necessidades da carne, o homem transporta no fundo de si a necessidade de se elevar. Uma experiência muito arcaica ter-lhe-á mostrado que, não sendo ave, só o poderá fazer degrau a degrau, numa escada sem fim. 

domingo, 30 de agosto de 2020

Meditação Breve (136) Café

Diogo de Macedo, sem título, 1923
O café, no tempo em que era a pedra angular de toda uma cultura pública, existia como um espaço onde as solidões se partilhavam, um portal que ligava a realidade e o sonho. Em rumorosos silêncios ou em sufocados ruídos, nele se alimentavam os desejos da carne, os devaneios da imaginação, os eflúvios do espírito. 

sábado, 29 de agosto de 2020

Diálogos morais 44. Leitura

Henri Fantin-Latour, A leitura, 1870
- Escuta...
- Sou toda ouvidos, mas...
- A sério, vais gostar, tenho a certeza.
- Não tens falta de certezas, ou não fosses a irmã mais velha.
- Pára com essas coisas, apenas quero proporcionar-te um pouco de prazer.
- Imagino, aliás nunca é outra coisa que queres proporcionar.
- É uma passagem brilhante.
- O problema é esse. De tão brilhante, ainda me ofusca e eu fico cega.

sexta-feira, 28 de agosto de 2020

A Sarça Ardente - 33

António Areal, sem título, 1960

Bebo o vinho dos dias de festa
e sento-me
à sombra da cerejeira.

Dedilho a harpa do desejo:
escuto-te
no murmúrio da memória.

Um aroma de cerejas levita
em silêncio
no sal secreto das tuas mãos.

Julho de 2020

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Impressões 58. Homens

Luis Dourdil, Pintura II, 1974
Talvez os homens sejam apenas sombras sonhadas por outras sombras. O melhor é caminhar em silêncio, evitar ruídos, fechar portas e janelas, manter as luzes apagadas. Nada seria pior do que acordar os sonhadores e destruir o seu sonho.

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Micronarrativa (37) O peso da graça

Minya Diez-Dührkoop, Dancer Clotilde von Derp-Sacharoff, 1910
Nela tinham pousado todos os encantos que as Graças poderiam derramar. O seu peso, porém, era tão excessivo que uma sombra caiu sobre ela. Quem a olhasse nos olhos sentia neles uma dor inconsolável, um pedido para que a libertassem da dádiva divina.

terça-feira, 25 de agosto de 2020

Haikai urbano (60)

Terreiro do Paço (autor e data desconhecidos)
As sombras sonâmbulas
sonham-se em sonhos de água. 
Tágides do Tejo.

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Arqueologias do espírito 4

António Carneiro, Paisagem – Leça da Palmeira, 1905
Nos pequenos veleiros, de recreio ou de trabalho, manifestam-se a leveza daquilo que o vento impele e a imponderabilidade do que flutua nas águas. No lugar obscuro onde o espírito encontra a fonte originária, não encontramos apenas a presença do ar e da água, mas daquilo que com esses elementos dialoga, que os metamorfoseia de possíveis ameaças em deuses benévolos. O espírito é impelido pelos ventos e flutua sobre as águas, pois também ele, como um pequeno veleiro, é leve e imponderável.

domingo, 23 de agosto de 2020

A Sarça Ardente - 32

Jorge Vieira, sem título, 1948
As orquídeas florescem-te nos dedos,
cobertas de sombra,
adormecidas
no cântico das aves de Verão.

Olho-as, e a madrugada nasce
em pétalas de luz,
em casulos
tecidos na música da maresia.

Julho de 2020

sábado, 22 de agosto de 2020

Meditação Breve (135) Expectativa

Jorge de Oliveira, Expectante, 1949
Expectativas nascem de um cálculo de probabilidades ou na promessa feita por um outro, mas elas trazem consigo uma revolta contra o tempo. Possuir uma expectativa é antecipar o futuro, torná-lo presente, dissolvê-lo na sua natureza do ainda não, evitar que ele seja a pura surpresa de um desconhecido.

sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Haikai do Viandante (398)

Rosa Carvalho, Paisagem, 1952
Secreta paisagem
dobada na erva tardia.
A vida murmura.

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Histórias sem nexo 11. Bléo

Adriano Sousa Lopes, A blusa azul, 1925-28
Blandiciosa, Bléo ablusa-se numa blusa blue. No blogue, bloqueia blagues e blasfémias. Liga-se ao bluetooth, põe blush, faz bluff. Num blister, blinda-se da blenorreia. Blim!

quarta-feira, 19 de agosto de 2020

A rapariga do bar

Querubim Lapa, Bar, 1946
Frequentava um bar onde existiam raparigas para dançar com os clientes. Havia uma, esquiva e enigmática, que me fazia arder de desejo. Dançava apenas e nunca permitia sequer que a olhassem nos olhos. Ao contrário das outras, nunca saía acompanhada. Uma tarde, os seus olhos pousaram nos meus. Quase ceguei. Quando saiu, aceitou a minha companhia. Propus-lhe que viesse a minha casa. Anuiu. Mal fechei a porta, beijei-a. Entregou-se com volúpia aos meus lábios. Enquanto dançávamos, despia-a. Ao cair a última peça, descobri que não houvera corpo algum dentro daquela roupa. Nunca soube que lábios beijei ou que olhos me queimaram as entranhas. Uma voz dizia, diz ainda: eu sou a tua loucura. 

terça-feira, 18 de agosto de 2020

A Sarça Ardente - 31

Thomas Joshua Cooper, Cabo Espichel, 1994

Parto para porto desconhecido.
Espera-me o Outono
e um cortejo de folhas mortas.

Parto para a ilha do esquecimento.
Escrevo o nome
no coral das cordas do coração.

Parto para a terra da abundância.
Escuto aquilo que é
na sombra do silêncio de uma rosa.

Julho de 2020

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Arqueologias do espírito 3

Manuela Marques, Espace 3, 2016
Chegados ao termo de um longo corredor sobressaltamo-nos. Uma porta interrompe a viagem e institui um enigma. Não é sem temor que a abrimos, pois não sabemos com que mundo nos vamos deparar, se benfazejo, se ameaçador, se desafiante. Cada porta, e muitas são as suas espécies, não é mais do que a projecção das portas com que deparamos quando viajamos dentro do nosso espírito. Seguimos a via e, a certa altura, somos confrontados por uma porta. Abri-la ou não é uma decisão de vida ou de morte. 

domingo, 16 de agosto de 2020

Diálogos morais 43. Expectativa

Emmerico Nunes, sem título, 1913
- O que estás a fazer deitado no chão?
- Chiu! Não quero acordar-te.
- Não vês que já acordaste.
- Não, não vejo nada.
- Pois não.
- Não passas de uma fingida.
- Como?
- Finges que estás a dormir para me expiar.
- Estás bêbado. Para te expiar? Ora... Ora...
- Sim, para que mais haveria de ser?
- Para ver se restou alguma coisa para mim.

sábado, 15 de agosto de 2020

Haikai urbano (59)

João Hogan, Casario de Lisboa, 1952
Casario de Lisboa,
sombra duma sombra antiga.
Pólen da memória.

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Arqueologias do espírito 2

José Salís, Alta mar, 1920
O lugar onde um deus irado tem o reino despótico e a morada luxuosa, esse mesmo sítio onde barcos e homens desaparecem para sempre, é um reflexo do pélago perturbado que existe no mais fundo dos seres humanos. Olhamos o oceano, esmagados pela sua desmedida, temerosos das suas armadilhas, inquietos pelo sopro do vento que ondula as águas, e sentimos um frémito na fímbria do que somos. Se em nós se fizer silêncio, depressa descobrimos todos os perigos que há no recôndito da nossa alma.

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

A Sarça Ardente - 30

Tal-Coat, Glauque, 1972
As dunas escondem o ir e vir do oceano.
Paredes de areia cobertas de cactos,
erva rala a tremer ao vento.

Alguém caminha por elas, solitário,
procura uma pedra, um pássaro,
a senda que leva ao poente.

As gaivotas voam como se cantassem.
Desenham círculos e espirais,
numa partitura de sombras e seixos.

Ao longe, ecoa o choro das sirenes.
Os pescadores são fantasmas,
balançando na música do nevoeiro.

A tarde rasga o lençol que vela a noite.
Do porto, saem os barcos.
Procuram cardumes de rosas no jardim do mar.

Julho de 2020

quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Impressões 57. A mulher que dança

Gjon Mili, Study of nude female dancer. 1942
Ao dançar, a mulher deixa de ser mulher, perde a alma que a liga ao mundo humano e torna-se ave e anjo, cujas asas lhe nascerão na hora em que a gravidade queira fazê-la cair no imenso lodaçal da terra.

terça-feira, 11 de agosto de 2020

Micronarrativa (36) Amor trágico

Odilon Redon, Dos amantes en una barca, 1902
Foi um amor trágico, não porque os amantes morreram em nome de uma paixão impossível, mas porque fugiram para longe da convenção, consumaram o seu amor e logo descobriram o cansaço um do outro que nunca mais os abandonou.