sexta-feira, 11 de outubro de 2013

O passeio do viandante

Henri Edmond Delacroix Cross - La Promenade (1897)

Há na viagem momentos de puro passeio. Neles, o viandante medita sobre a própria viagem. De onde veio? Para onde vai? Não se trata, todavia, de fazer a contabilidade e de se certificar daquilo que perdeu e daquilo que ganhou, pois ganhos e perdas permanecem obscuros para o coração dos homens. Também não é o caso de se pensar, como Rousseau, um sonhador solitário. O passeio é o momento em que o viandante se funde mais no caminho e, na sombra dessa fusão, se prepara para prosseguir mais determinado e mais destemido em direcção daquilo que o chama.

3 comentários:

  1. Vou caminhando, sentindo o sol nas minhas costas. Fixo o olhar no horizonte, inebrio-me na lonjura da distância. Não busco sinais nem respostas, vou, simplesmente percorrendo o espaço. Não determino um tempo para chegar, não programo o tempo de partida. Não baixo nem elevo a linha do olhar, não determino um ponto fixo do horizonte, não reconheço a fadiga dos meus passos. Vou andando, na esperança de sentir a passagem deste para um novo tempo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na verdade, não há uma forma de caminhar, de fazer a viagem. Há uma para cada um, como há um caminho e uma viagem para cada um. Estamos no domínio da singularidade. Poder-se-ia mesmo dizer que só um singular, enquanto particular, é universal, se isso não ofendesse os lógicos de serviço.

      Eliminar
  2. Inteiramente de acordo,,, só Um singular, é Universal!

    ResponderEliminar