Wifredo Lam - O passo do medo (1969)
Naquele tempo, disse Jesus aos
seus discípulos: «Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso.» «Não
julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai
e sereis perdoados. Dai e ser-vos-á dado: uma boa medida, cheia, recalcada,
transbordante será lançada no vosso regaço. A medida que usardes com os outros
será usada convosco.» (Lucas 6,36-38)
[Comentário de Juliana de Norwich aqui]
Como romper com uma visão enviesada pelo mero interesse próprio? Como
encontrar um caminho para o universal? O que se propõe aos homens é a
universalização do seu padrão de julgamento e a medida da sua conduta. Esta
proposta, contudo, não parte de um princípio abstracto e formal, mas do
confronto de cada um com a forma como julga e age. Se os gregos propugnavam
pela justa medida, pelo encontro quase aritmético de um equilíbrio, a
perspectiva proveniente das palavas de Cristo é mais directa, pois reverte
sobre cada um o padrão com que julga os outros e a medida como age em relação a
esses outros.
O texto é marcado por uma tensão entre o que poderíamos chamar um
pessimismo antropológico e um optimismo ontológico. Não há ilusão sobre a
natureza egoísta do homem. Por isso, é o interesse próprio que é mobilizado
para combater o enviesamento que esse mesmo interesse próprio introduz nos
juízos e acções dos homens. A moderação perante os outros é ainda resultado do desejo que se seja moderado
consigo.
Este pessimismo antropológico – a desconfiança radical no homem
deixado a si mesmo e conduzido pelo seu próprio critério – deve ser lido,
porém, em relação com a primeira injunção do texto: Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso. A misericórdia
divina, onde se configura o optimismo ontológico, é preeminente em relação ao
pessimismo perante o homem. Constitui-se como o modelo virtuoso que os homens
devem seguir, como o arquétipo que todas as nossas acções devem reflectir. Não
por acaso, na ordem textual, ele surge em primeiro lugar.
Porque os homens são pouco atentos à misericórdia e à sua realização
no mundo, é-lhes lembrado que a medida do seu julgamento e o padrão das suas
acções será o critério que sobre eles recairá. Dito numa outra linguagem,
quando os homens não sabem amar (nas diversas figuras que o amor pode tomar, que
podem ir do amor erótico à mera amizade cívica, passando pelas inúmeras formas que o amor pode apresentar), é preciso que aprendam a temer
as suas acções e os seus juízos. Por eles, serão julgados. Na economia do
texto, contudo, o temor representa já o sinal de um esquecimento fundamental, o
esquecimento do amor, o esquecimento da universalidade do amor presente na misericórdia.