sexta-feira, 15 de abril de 2016

Poemas do Viandante (538)

Lee Krasner - Abstract #2 (1946-48)

538. abstracta sombra

abstracta sombra
semeia
o terrível
ao irromper
de súbito
pelo terror
secreto
da assombração

Visões nocturnas

Joan Miró - Nocturno (1940)

As visões nocturnas, a noite escura da alma de que falava João da Cruz, são, num primeiro olhar, o negativo, em sentido fotográfico, das visões luminosas, aquilo que, verdadeiramente, permite estas. Na verdade, porém, elas são outra coisa. São o encontro com a própria luz, que de tão intensa torna tudo obscuro. 

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Haikai do Viandante (281)

Peder Balke - The Mountain Range 'Trolltindene' (c.1845)

montanha sombria
erguida sobre as nuvens
aves pelos céus

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Na margem do passado

Pieter Brueghel, o Velho - Dia sombrio (1565)

Sento-me na margem do passado e deixo o rio correr aos meus olhos. Demorei séculos para chegar aqui. O presente cansava-me e viajar para o futuro seria estultícia. Olho, e a vida que vejo, os homens a trabalhar na floresta, a aldeia pousada na sombra do dia, pertence já ao reino da morte, mas tenho a minha lira e comprei, como Orfeu, uma viagem ao reino subterrâneo. Não, não vim resgatar nenhuma Eurídice que, um dia, teria amado, neste lugar cujo nome há muito não pronuncio. Estou aqui para me recordar do que fui, das paisagens que amei, do sopro do vento sobre as águas do rio. Sento-me na margem do passado e olho a perfeição com que tudo passou.

terça-feira, 12 de abril de 2016

Poemas do Viandante (537)

Robert Motherwell - À beira-mar n.º 22 (1962)

537. o mar é um punhal

o mar é um punhal
de azul
a germinar
na onda
negra
que se ergue
na areia
quase verde
quase triste

segunda-feira, 11 de abril de 2016

De sombra em sombra

Paul Ackerman - Les choses deviennent peut-être plus claires dans l'ombre

A sombra não é o lugar do sombrio e do ameaçador para o homem. É, na verdade, o lugar cuja luz o homem pode suportar. Quando João, o Evangelista, escreve a luz resplandeceu nas trevas, e as trevas não a compreenderam, estava a dizer isto mesmo: o homem não suporta a luz mais pura. O seu lugar é a sombra. Pode, claro, avançar em direcção à luz, mas é sempre um avanço de sombra em sombra.

domingo, 10 de abril de 2016

O livro e a pauta

José Victoriano González - O Livro (1917)

O livro constituiu, dentro do campo da cultura ocidental, um elemento estruturante e decisivo. Este papel acabou por ocultar o verdadeiro carácter desse objecto. Esta ocultação era já pressentida no Fedro, de Platão, na crítica, que no mito narrado por Sócrates, o rei faz à escrita. Esta provocará nas almas o esquecimento, pois implicará, devido à confiança no registo escrito, a ausência de exercício da memória. A escrita e o livro, como lugar onde a escrita se concentra, acabaram por tomar um valor intrínseco. Ora, na vida espiritual o livro - seja de que âmbito for - não possui um valor por si próprio, mas enquanto objecto de mediação. O valor do livro reside na sua semelhança com a pauta musical. Esta só tem valor porque permite a interpretação. Também o livro e aquilo que ele contém são uma pauta que o leitor interpreta para produzir a música da existência, da sua própria existência.

sábado, 9 de abril de 2016

Criação e redenção

Mère Geneviève Gallois - Creatio - Redemptio

A tensão entre criação e redenção não pertence apenas à esfera da religião. Ela percorre toda a vida do espírito, manifestando-se como uma estrutura essencial dessa vida. Todo o acto de criar, de fazer vir à luz, acaba por exigir, como complemento e acabamento, a necessidade de redenção do que foi criado. A redenção, a sua necessidade, sublinha o carácter finito do que foi criado, da sua necessidade de completude e de elevação acima da temporalidade.

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Haikai do Viandante (280)

Umberto Boccioni - April evening (1908)

as noites de abril
chegam ocultas na luz
abertas ao frio

quinta-feira, 7 de abril de 2016

A sombra vazia

Mario Sironi - Ciclista (1916-20)

Pedalo nesta estrada rugosa, neste dia de sombra. Pedalo para fugir à noite. Pedalo para escapar ao dia. Sou um ciclista e corro, em sprint desmedido, para o infinito, para a vitória que me deseja, para os louros que me hão-de coroar. E neste ir está toda a minha essência e estão todos os  meus acidentes. Pego na bicicleta e, ao sentar-me no selim, descubro a minha casa, que é não ter casa nenhuma e ser um eterno viandante. Sinto os músculos dobrarem-se ao imperativo que me guia, sinto o ritmo cardíaco acelerar com a descoberta que me espera. E pedalo, pedalo firme no crepúsculo e corro para a terra oculta onde, passada a meta, me aguarda a minha sombra vazia.