sábado, 4 de fevereiro de 2012

Haikai do Viandante (38)

(imagem daqui)

Sobre o chão, a neve
esconde a frágil vida
que na terra ferve

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Haikai do Viandante (37)

(imagem daqui)

Terra pelo chão
na floresta encantada
chama a solidão.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Haikai do Viandante (36)

(imagem daqui)

Bruma e nevoeiro
traçam no centro da vida
o fim derradeiro.

Vertigem

Esta indecisão que de tudo se apodera, esta sombra que cai sobre os dias, esta neblina que se cerra sobre o olhar. Como é sombria a luz natural da razão. Estranho lugar é o do homem, a meio caminho entre terra e céu. Os olhos erguem-se para o alto, mas o corpo submete-o à lei da gravidade. A vertigem que de mim se apodera não é mais que a luta entre duas naturezas que há muito perderam a harmonia. Como pode a razão iluminar aquilo que os deuses obscurecem?

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Haikai do Viandante (35)

(imagem daqui)

um céu de veludo
abre-se ao clarão da noite
luminoso e mudo.

domingo, 29 de janeiro de 2012

Pobre de espírito

(imagem daqui)

Vejam, nunca até agora, nesta vida, alguém abandonou as coisas ao ponto de nada mais ter para abandonar. São raras as pessoas que têm isso em consideração e se conformam com tal coisa. Compensação verdadeiramente equitativa e justa: tanto quanto tu sais de todas as coisas, tanto quanto sais verdadeiramente de tudo o que é teu, tanto, nem mais nem menos, Deus entra em ti com tudo o que é seu. [Maitre Eckhart, Entretiens Spirituels IV]

Onde, nesta curta passagem de Eckhart, encontramos um lugar para a fé? O místico renano não fala de nenhuma das virtude teologais, não sublinha um dogma, apenas propõe uma forma de agir. Desapropriar-se de si, abandonar tudo o que é tido como seu, quebrar os laços psicológicos do desejo com as coisas, consigo mesmo e até com o desejo de salvação. Abandonar significar abandonar radicalmente. Mas nunca, nesta vida, ninguém se abandonou ao ponto de não ter mais nada a abandonar. A fé reside neste abandono radical, reside na certeza de que cada vazio do espírito nascido do abandono é preenchido pela entrada de Deus. Abandonar-se significa ser pobre de espírito. Uma pobreza radical. Assim como é no presépio de Belém que Cristo nasce, é no mais vazio do espírito que Deus encontra o seu presépio, e ocupa o espaço que a pobreza lhe proporciona. A pobreza espiritual - que não é estupidez ou falta de inteligência - é a virtude essencial no caminho de qualquer viandante. A fé não está na ligação afectiva a uma imagem mais ou menos abstracta ou mais ou menos infantil da divindade, mas no abandono de si à expectativa da chegada de Deus.

sábado, 28 de janeiro de 2012

Haikai do Viandante (34)

(imagem daqui)

Traço na planície,
um ribeiro cruza a terra:
luz p'la superfície.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Haikai do Viandante (33)

(imagem daqui)

Inverno sombrio
esquece o calor da terra.
Assim nasce o frio.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Haikai do Viandante (32)

(imagem daqui)

entre noite e trevas
rompe-se o firmamento:
na dor nasce a luz.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Haikai do Viandante (31)

(imagem daqui)

Os prados em fogo
rasgam a terra para a erva
germinar de novo.