Dia de Corpo de Deus, dia de afirmação da presença substancial do corpo e do sangue de Cristo na hóstia consagrada. Mas o que de mais fundo agora podemos pressentir, para lá do mistério eucarístico, é a sagração do corpo. Estranha visão esta. Não será o cristianismo a religião adversa do corpo e da carne? Mas como pensar então no corpo de Deus? Como estabelecer a conexão entre Deus e corpo? O corpo de Cristo simboliza o carácter divino do próprio corpo. E o corpo não é apenas corporalidade reduzida à mera extensão, reduzida a uma geometria tri-dimensional. O corpo e o sangue enviam-nos para a ideia de carne, de corpo vivo, mas também aqui não estamos perante uma dimensão puramente biológica. O corpo é mais do que um elemento físico e biológico, o corpo humano, com tudo o que contém, é um mistério e um caminho que leva o homem para além daquilo que é meramente humano, ou, dito de outra forma, sendo humano é, por isso mesmo, sobre-humano.
quinta-feira, 11 de junho de 2009
quarta-feira, 10 de junho de 2009
Poemas do Viandante (23)
23. imponderável
imponderável
imponderável
sopro do
vento
um rasto de
água
na porta da casa
na porta da casa
um grito uma
mão
a voz do tormento
segunda-feira, 8 de junho de 2009
Poemas do Viandante (22)
22. venha o que vier
venha o que vier
e o pobre o coração
treme corre desagua
nas areias do mar
treme corre desagua
nas areias do mar
na luz do dia
na sombra da lua
virá o que vier
sábado, 6 de junho de 2009
Meditação e arte
Diz Merton: "Aprendamos a meditar no papel. O desenho e a escrita são formas de meditação." Como compreender a palavra do cisterciense? Talvez percebendo que na meditação como na arte não é o sujeito que é o centro e o autor, mas que qualquer coisa se revela nesse seu meditar ou criar, e aquilo que se revela aí é o verdadeiro autor. O sujeito não passará então de um mediador onde aquele ou aquilo que se deve revelar se revelará. Por isso, a meditação e a arte exigem o desapego e o apagamento do sujeito.
quinta-feira, 4 de junho de 2009
Poemas do Viandante (21)
21. a sombra
a sombra
desvanece-se
a sombra
desvanece-se
uma casa
uma promessa
uma promessa
a mão que se
estende
mal amanhece
A morada do cansaço
Escrevo agora da morada do cansaço. É uma casa turva de onde o olhar sai com dificuldade, mas é nela que nasce uma súbita volúpia, como se a quebra física fosse uma porta para uma estranha dimensão metafísica. Exausto o viandante quer descansar, mas é aí que vem a hora de retomar caminho. Caminhemos por entre a astenia e escutemos o que se canta nas novas paisagens que, abertas na morada do cansaço, chegam.
segunda-feira, 1 de junho de 2009
Poemas do Viandante (20)
20. corações
corações
barcos irrevogáveis
abrem no mar
esteiras de cristal
símbolos segredos
um leve sinal
corações
barcos irrevogáveis
abrem no mar
esteiras de cristal
símbolos segredos
um leve sinal
domingo, 31 de maio de 2009
Segredo
Ser-se si mesmo. Mas como ser si mesmo se não sei quem sou? A resposta, porém, não está no "conhece-te a ti mesmo" socrático, mas no esquecimento de si, nesse mergulhar na escuridão e nela encontrar aquilo que em mim é mais do que eu. Ser si mesmo então é ser mais do que eu, é ser pura e simplesmente, é abrir-se, romper a clausura do ser e deixar que ele venha. O meu segredo é não ter segredo nenhum, mas ser todo e completamente secreto. Ser-me é ser o segredo que me habita.
sábado, 30 de maio de 2009
Poemas do Viandante (19)
19. eis a casa
eis a casa
eis a casa
onde te penso
na mesa
pão e vinho
talher de prata
toalha de linho
talher de prata
toalha de linho
sexta-feira, 29 de maio de 2009
O inútil protesto
Agir e não desejar o fruto da acção, fazer o que deve ser feito e não esperar recompensa, quebrar a lógica do dom. Doar mas sem expectativa de receber, sem protesto pela ausência de reconhecimento. Entregar tudo nas mãos daquele que tudo superintende, mesmo se Ele não se move, não planeia, não espera. Quem está no mundo deve agir, mas deve agir como se contemplasse, como se não agisse. Mas será o viandante capaz de tal entrega? Quantos protesto inúteis contra o que acontece, como se o acontecer não fosse ainda manifestação de uma vontade que a tudo ultrapassa?
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