sábado, 9 de fevereiro de 2019

O sal do silêncio (2)

Francisco Farreras, Coudrage N.º 120 A, 1985

Era um caminho de silvas e pó e nele seguiam cantando os anjos. As palavras emanavam das suas bocas e caíam a prumo sobre a terra, enraizavam e na manhã seguintes eram já arbustos. O verde que deles se desprendia elevava-se aos céus. Então, era uma nuvem ou uma águia, o mais das vezes um raio de sol que me iluminava ao amanhecer.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

O sal do silêncio (1)

Ana Peters, Azul prusi, 1993

Sorrio, se oiço falar do fulgor da música. Toda a tarde procurei um nome divino, mas a memória esquiva frustrou-me o desejo. Sem nome, não há culto e sem este os dias não passam de dias, horas envoltas na poeira do que passa. Um acorde tingido pela perfeição chega a mim. Aguardo, é apenas uma vogal, uma sílaba. Lentamente, do magma da memória chega o nome e uma deusa matinal dança perante as vésperas do meu olhar.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Impressões 18. Na praça

Pierre Dubreuil, La grande place, Bruxelles, 1908

É nas grandes praças que as pessoas, ávidas e ferventes de paixões, se encontram. Ali reverbera a luz, como se fosse eterna a estiagem, mas logo a combustão a tudo transforma na cinza da melancolia e no azinhavre da amargura.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Haikai urbano (45)

André Kertész, The Street of the castle, Paris, 1932

O passado chega
preso em névoa e silêncio.
Pedras, sangue e sal.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Poesia do Viandante (705)

Georgia O'keeffe - A Celebration (1924)

705. celebremos a passagem

celebremos a passagem
célere do tempo
a distância
que se encurta
no cordame da vida
o verde vime
no crepúsculo do mar

(23/12/2016)

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Micronarrativa (12) Abandono

Toulouse-Lautrec, Seule, 1896

A hora em que, por fim, a solidão chega. Desce sobre o espírito como uma bênção, a graça de um deus sempre desatento ou avaro na distribuição dos seus favores. Traído o corpo, abandona-se sobre o leito como se este fosse um sepulcro e o lugar da libertação.

domingo, 3 de fevereiro de 2019

Impressões 17. Figuras do crepúsculo

Kati Horna, Doll Surimpression, 1950's

Essas figuras que vagueiam ao crepúsculo, turvam-se quando a noite chega, vestem-se de cal e poeira e, quando a aurora as encontra, dormem de olhos abertos na sua cama de terra.

sábado, 2 de fevereiro de 2019

Meditação Breve (96) Oração

Jan de Meyere, La Prière, 1927 [daqui]

Oração, esse exercício lento e melancólico, no qual a humanidade, inquieta e de olhos vendados, hesita entre a petição e o acolhimento.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Haikai do Viandante (365)

Paul Gauguin, Breton Village in the Snow, 1894

Neve sobre neve,
da noite à claridade.
Frio de Fevereiro.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Poesia do Viandante (704)

Albert Rafols Casamada - Mayo (1978)

704. maio amadurece

maio amadurece
no trigo da memória
desfolha-se grão
a grão
no arquipélago
da tarde
ilhas em chamas
num oceano de álcool

(23/12/2016)

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

A dança

Winslow Homer, A Summer Night, 1890

Dançaram toda a noite. Não havia, entre os presentes, quem as conhecesse e naquela época ainda era usual ver mulheres a dançarem umas com as outras. Talvez os homens não se sentissem à vontade ou achassem a tarefa indigna. Quem lá estava, não deu pela sua chegada. De súbito, viram-nas enlaçadas a rodopiar sob o luar. Não havia música, mas quem as viu afirma que nunca vira ninguém a dançar com tanta precisão. Sim, foi essa a palavra usada, precisão. Quem ali estava ficou a noite toda a vê-las no seu incansável rodopiar. Ao chegar a aurora começaram a dissolver-se, até que a luz da manhã as fez desaparecer. No chão, estavam as roupas que elas vestiam.

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Haikai urbano (44)

Maximilien Luce, La Rue Mouffetard, Paris, 1889-90

Na rua Mouffetard,
o bulício do comércio
roda sem parar.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Meditação Breve (95) Obsolescência

Eliot Elisofon, Sleek new Chevrolet Corvette standing in show room, 1953

A beleza dos objectos criados pelo engenho humano cresce à medida que estes se vão tornando obsoletos. A obsolescência dos homens é um perigo quase sempre fatal. A dos objectos humanos é o caminho para a glória estética.

domingo, 27 de janeiro de 2019

Micronarrativa (11) Paciência

Benvenuto Benvenuti, Calafuria, 1940

Ela saiu pela noite, um barco esperava-a, e desapareceu. Quando ele se levantou de manhã, não a viu. Subiu, então, à torre e começou, não sem obstinação, a perscrutar o horizonte. Fez daquele lugar a sua habitação. Se lhe perguntam se ainda a espera, responde que a sua paciência não tem fim.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Poesia do Viandante (703)

Tal-Coat - Glauque (1972)

703. campos de girassóis

campos de girassóis
verdiágua
desfilam sob a grua
do olhar
giram na sonolência
do sol
fecham-se
se a corola da noite
anoitece os céus

(23/12/2016)

Meditação Breve (94) Morte

Vivian Maier, Chicago, IL 1962

Não há como a morte, mesmo que apenas aludida, para que os vivos se confrontem e interroguem sobre o sentido da vida. Isso, porém, leva-os a esquecer a interrogação essencial: qual o sentido da morte?

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Haikai do Viandante (364)

Frederic Edwin Church, Cruz en un paisaje agreste, 1857

A perdida cruz
cresce dentro da paisagem.
Luz e vendaval.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Impressões 16. Naufrágio

Henri Edmond Delacroix Cross, O Naufrágio, 1907

Imperceptível, trémulo, envolto na obscuridade, o naufrágio aproxima-se de nós, toma-nos por dentro e faz descarrilar a embarcação onde o espírito, inquieto e temeroso, se transporta. Não há viagem sem naufrágio.

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Micronarrativa (10) A veladora

Antonio Beato, Karnak Luxor, 1862

Convidei-a a vir no barco. Era a sua última oportunidade, disse-lhe. Ela não o desmentiu. Respondeu apenas que o meu convite era inaceitável. O seu lugar, sublinhou sem tristeza, era nos santuários. Há mais de quatro milénios que velava por eles. Não seria o amor que a desviaria da missão, acrescentou e desapareceu entre as ruínas.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Poesia do Viandante (702)

Agnes Martin - Falling Blue (1963)

702. um azul cai no outono

um azul cai no outono
desses olhos
um azul árduo
desliza
dos lódãos
e dos ciprestes
ondula nas oliveiras
sopra e sussurra
no hibisco da infância

(23/12/2016)

domingo, 20 de janeiro de 2019

As bordadeiras

Kusakabe Kinbei, Parasol embroiderers in Japan, ca 1890

O trabalho lento, mas minucioso, dava-lhes um lugar no mundo.  O que era desprovido de graça, ao sair das suas mãos, parecia ter sido tocado por um deus. As ruas eram assim mais belas devido ao seu trabalho e não havia mulher que não se sentisse orgulhosa de ostentar um guarda-sol por elas bordado. Um dia, saíram da oficina e não tornaram a aparecer. Circulam versões para todos os gostos. A mais verosímil conta que, no fim de uma rua, entraram por uma porta e não mais foram vistas. Dias depois, a polícia instigada pelos patrões foi procurá-las. Arrombou a porta e quando se preparava para entrar descobriu que nada havia para onde ir. Além dela, estava, absurdo e ameaçador, o vazio absoluto.

sábado, 19 de janeiro de 2019

Haikai do Viandante (363)

Aureliano de Beruete y Moret, El Manzanares

A água que corre
lava a solidão do dia.
Áspero Inverno.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Meditação Breve (93) Territórios

Wolfgang Suschitzky, Democracy, 1961

Onde penetra a contagem e o cálculo, esse campo de alarido e luta, nada de essencial se passa. Tudo o que é decisivo se furta ao jogo das maiorias e das minorias e permanece reservado e em silêncio num território só a alguns acessível.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Micronarrativa (9) A carta

Hans Baumgartner, Ferien am Canal du Midi. France, 1949

Sentar-me perto da água e escrever. A anotação de uma memória? Um poema movido pela paisagem? Uma crónica das aventuras em férias? Não. Escrever uma longa carta com tudo o que hei-de querer saber quando chegar a casa e a abrir.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Poesia do Viandante (701)

Agnes Martin - Piedra gris II (1961)

701. o vibrato da estátua

o vibrato da estátua
lavrado na luz
treme tomado
pelo pavor
do vento
se a neve cai
na palidez da pedra

(23/12/2016)

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Pintura e haikus (6)

Fernando Lerín, sin título, 1985

Paisagens azuis
crescem na luz do Inverno.
Terra, mar e céu.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Meditação Breve (92) Felicidade

Cas Oorthuys, Typical Dutch Scenery, 1950s

Tudo se inclina para uma suave melancolia. O dia passa calmo, os homens sentam-se tranquilos, a terra e a água casam-se sem tumulto e o próprio amor desliza rente às emoções, sem que os sentimentos borbulhem ou o desejo se exteriorize em categóricos imperativos.

domingo, 13 de janeiro de 2019

Subida aos céus

Eric Enstorm, Gracia. Bovey, Minnesota, 1918

Vindo da rua, sentou-se. Durante alguns minutos, leu, com compunção, uma das epístolas do apóstolo Paulo. Fazia-o sempre antes das refeições. Paulo, acreditava ele não sem fundamento, velava pela sua frugalidade. Depois pousou, com mansidão, os óculos sobre o livro sagrado. Com o mesmo espírito contrito, comeu a sopa e partiu o pão. Fraccionado este, elevou-o ao alto e murmurou uma breve oração. Colocou-o na boca, como se fosse o último pedaço de pão que comeria. De seguida, com os cotovelos apoiados na mesa, cruzou os dedos e encostou nas mãos a cabeça. Quem o visse diria que estava em meditação tão profunda que o espírito saíra do corpo. Foi assim que se elevou aos céus.

sábado, 12 de janeiro de 2019

Haikai urbano (43)

Fred Lyon, A Walk in the Fog, 1949

Névoa sobre névoa.
Uma família passeia
presa à solidão.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Poesia do Viandante (700)

Agnes Martin - La rosa (1964)

700. a rosa não é uma rosa

a rosa não é uma rosa
mas um paradoxo
de folhas
no rio da razão
floresce sem florescer
rumina sem rumor
no calor do campo
no amor da roseira

(23/12/2016)