quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Vórtice

Francesca Woodman - Space², Providence, Rhode Island, 1975-1978

Tudo começou com uma pequena turbulência. Inexplicavelmente, aquele ponto do quarto parecia atravessado por correntes de ar vindas não sei bem de onde. Em vez de abrandarem e de desaparecerem, foram-se tornando mais vivas, até que um vórtice silencioso rodopiava à minha frente. Primeiro, foi uma sombra. Depois, qualquer coisa, talvez um espírito, ganhou contornos. Com o rodopiar, esses contornos preencheram-se. Eram um corpo, o teu corpo, ainda jovem e belo. Perguntei-te o nome, mas não sabias falar. Tive de te ensinar, para que me pudesses contar a tua história e falar desse lugar de onde fugiste naquele dia nunca por mim lamentado.

terça-feira, 7 de novembro de 2017

Haikai urbano (25)

Deborah Turbeville - Vera Abrusova, Stroganov Palace, 1996

Uma borboleta
sonha sombra e solidão.
Um rumor de ruína.

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Poemas do Viandante (659)

Willem De Kooning -  Puerta al río (1960)

659. o vístula e o danúbio

o vístula e o danúbio
são rios
e valsam na calçada
a valsa dos
afogados
pedra ante pedra
bate a água
no barco
a balançar ao desvario
a rugir de
margem em margem

(15/12/2016)

domingo, 5 de novembro de 2017

Meditação breve (56) Fotografia

Kurt Hielscher - Albarracín, Spain, 1925

O que é uma fotografia? Uma fotografia é um desejo. O desejo de sair do tempo e entrar na eternidade. Eternamente, o cigarro fica suspenso, na mão daquele homem, sem chegar aos lábios. Eternamente, aquele rapaz e aquela mulher ficam sob o arco que anuncia uma entrada. Eternamente, aquela casa... Um desejo, por intenso que seja, não é, contudo, a realidade. A fotografia é um desejo nunca consumado, uma travessura de Eros, esse deus irrequieto e zombador.

sábado, 4 de novembro de 2017

Haikai urbano (24)

Ernst Ludwig Kirchner - Prostituta che si offre (1914)

Na rua se oferece
a quem se vende comprando.
Sonoro silêncio.

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Naturezas mortas

Frances Murray - Rebecca-Tree, 1992

Não posso dar melhor conselho. Devemos ter cuidado com o que nos fascina. O fascínio é sempre a contraparte de um desejo. Um dia, ao maquilhar-se, ela notou um insólito risco ondulado no queixo. Tentou apagá-lo. Em vão. Conformou-se, quase de imediato, não sem secreto júbilo. Algum tempo depois, aquilo que parecia o desenho de um tronco cresceu desse traço até ao lábio. Aguardou com ânsia o que viria a seguir. A realidade não lhe frustrou a expectativa. Na pele do rosto, nasceram os ramos de uma árvore e expandiram-se para além dos contornos. Nunca o lamentou. Olhava-se ao espelho e não queria crer, ela, a quem sempre as naturezas mortas fascinaram, tinha alcançado a verdade escondida no fundo do seu desejo. Quando chegava a Primavera, cobria-se de folhas e todo o seu corpo irradiava luz. Cheguei a desejá-la.

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

A ponte do diabo

Charles Clifford, Devil’s Bridge, Martorell, Catalonia, 1860–61

A história é essa, tem toda a razão. Sei-a desde a infância. Ouvi mil vezes o motivo por que lhe chamam a ponte do diabo. A narrativa perde-se na noite medieval. Fascinou-me, é verdade, mas acabou por deixar de me interessar. Se alguém me pergunta a razão do nome da ponte, nunca conto a história original. Invento sempre uma nova explicação. Não pense que o faço por desprezo pela verdade. Pelo contrário, é porque estou comprometido com ela que invento as histórias. Não percebe? Não é difícil, se imaginar as mil maneiras que o diabo tem para fazer a ponte para o coração dos homens. Nunca falo da mesma ponte, embora ela seja sempre a mesma.

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Poemas do Viandante (658)

Aubrey Williams - Cosmic Storm (1977)

658. a tempestade cósmica

a tempestade cósmica
cola-se
ao vento frio
sopra do verso
                e
                tempestua
e voa
                pássaro de fogo
sagrado
na sagração da primavera

(15/12/2016)

terça-feira, 31 de outubro de 2017

Haikai do Viandante (342)

JCM - Auto-retrato IX. Serra de Aire, 2007

Se chega o crepúsculo,
sou sombra da minha sombra.
A tarde entardece.

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Meditação breve (55) - Mundo

JCM - My foolish world (2007)

O mundo é sempre um exercício persistente de ascese e de atenção. Sem esse exercício o que temos é o caos, a indefinição, o fim das formas num mar informe. Aquilo que vemos tão definido e exacto é o resultado de uma aprendizagem que o espírito, a princípio levado por uma coacção externa, depois de modo autónomo, se impõe. Na verdade, a realidade não é mais do que uma realização.

domingo, 29 de outubro de 2017

Sonho

Oscar Dominguez - La Rêve, 1946-47

Podemos dizer: o sonho é um fado, um destino que nos transforma em sonhadores. É verdade, mas também se pode dizer: o sonho é um furúnculo. Coçamo-lo, coçamo-lo e ele, então, sangra e deixa escorrer a pestilência que encerra ou a pestilência que nos encerra.

sábado, 28 de outubro de 2017

Haikai do Viandante (341)

Ivonne Sánchez Barea - Vuelo (2007)

Um pássaro voa
na vendaval da floresta.
Silêncio que resta.

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Poemas do Viandante (657)

William Congdon - Black city on gold river (1949)

657. uma cidade de pez corre

uma cidade de pez corre
na margem
do rio de ouro
leva o fruto da fuligem
nas asas
que cobrem
casas e palácios
onde dorme
o plácido peixe da paciência

(15/12/2016)

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Meditação breve (54) - Errância

Friedl Dicker - Rêve (1934-38)

O espírito não sonha, nem projecta, nem desenha utopias. É presença pura e acontecer. O sonho, o projecto, a utopia são sintomas de uma doença, sinais que abandonámos a casa do espírito e que entrámos no caminho da errância.

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Indícios

Aaron Siskind - Gloucester, 1944

A ciência trabalha não com certezas mas com corroborações robustas dadas pela experiência. O espírito, porém, não tem apenas uma dimensão científica. Fora dela, ele trabalha por indícios. Um indício não nos diz nada sobre a verdade do que quer que seja. Indica um caminho, sugere uma palavra, aponta um silêncio.

terça-feira, 24 de outubro de 2017

Haikai urbano (23)

Josef Sudek - View of the First Courtyard through the Matthias Gate, Prague, not dated

Ao cair da noite
sombras deslizam na luz.
Olho e enlouqueço.

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Meditação breve (53) - Diferenciação

Rodney Smith - Twins Leaning Outward, 1997

O interessante nos gémeos, fundamentalmente nos monozigóticos, e que talvez tenha, muitas vezes, atraído sobre eles o rancor público, não é a sua semelhança mas o ter-se perante o olhar esse ponto onde o igual se começa a diferenciar. A pequena e subtil diferença traz com ela uma ameaça, um princípio de dissolução que é sentido, ainda que inconscientemente, como particularmente inquietante.

domingo, 22 de outubro de 2017

Poemas do Viandante (656)

Franz Marc - Gazelas

656. gatos, galinhas e gazelas

gatos galinhas e gazelas
a arte da falcoaria
adestrada
por mão falcoeira
sob céu
de ramagens
verdes
com rimas breves
e versos de pé
                               quebrado

(14/12/2016)

sábado, 21 de outubro de 2017

Meditação breve (52) - Cordas

Toni Scnheiders - Cordas, sd

A vida é o processo pelo qual tecemos as cordas que nos atam e destroem a liberdade. A vida do espírito não é outra coisa senão o desatar dessas cordas, o destrançar das suas fibras, para que a liberdade - esse vento que sopra onde quer - se manifeste.

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

O mistério da dor

Karola Pęcherskiego -  Warszawa,1948

A organização laboriosa e quase geométrica da vida. Depois, de um momento para o outro, sem que se perceba bem porquê, vem a destruição. O que se manifesta em toda a destruição, mais do que o mistério da iniquidade, é o mistério da dor. Escuta-se o Stabat Mater Dolorsa, de Pergolesi e é esse mistério que se ouve. A que lugar a dor, vinda pelo vento da destruição, nos deverá levar? Esse é o mistério.

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Haikai do Viandante (340)

Charles le Roux - Borde del bosque; Cerezos en otoño (1855)

As cores de Outono
são sombras a descer nos campos.
As árvores despem-se.

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Encarnação

Luis Fernández - Abstracción (1928)

O espírito geométrico é, na verdade, uma espécie de ganga da vida espiritual, o desperdício que fica de um grande esforço. A vida espiritual não é abstracção, redução do real a uma estrutura racional. Pelo contrário, toda a vida espiritual é encarnação, um fazer descer o espírito na carne, no corpo, para que este se torne espírito e se erga. Contrariamente ao que o senso comum pensa, o cristianismo, ao fazer descer sobre eles o espírito, salvou o corpo e a carne do anátema que o mundo antigo sobre eles tinha lançado.

terça-feira, 17 de outubro de 2017

Poemas do Viandante (655)

Franz Marc - Foxes (1913)

655. no rasto gasto da raposa

no rasto gasto da raposa
odores de névoa
e naftalina
a casa antiga batida
pelo chamamento
da zorra
a pele árdua
encravada no tacto
ou no tecto
se regouga uma voz
de mulher
                na voz da raposa
ou no rosnar da rosa

(14/12/2016)

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Da dificuldade

Chris Killip - Cookie in the Snow, Seacoal Beach, Lynemouth, Northumberland, UK, 1991

Onde não existem condições adversas não há vida espiritual. Seja em que dimensão for, a ascese não é um exercício de invenção de dificuldades, mas uma resposta com que o espírito enfrenta a adversidade da via. Tudo se resume na palavra de Platão: o belo é difícil.

domingo, 15 de outubro de 2017

Hesitação

Deborah Turbeville - Women in The Woods, Isabella and Elle in Blumarine, VOGUE Italia, Montova, Italy, 1977

Por vezes, os corpos hesitam numa terra de fronteira, indecisos se hão-de revestir-se com a densidade da carne ou com a imponderabilidade do espírito. Nessas alturas, são apenas uma promessa. Promessa que eles não sabem de quê nem se poderão cumpri-la. Hesitar é, então, toda a sua natureza e toda a potência do seu ser.

sábado, 14 de outubro de 2017

Meditação breve (51) - O espírito de colmeia

Robert Delaunay - A cidade (1911)

Diz-se que as cidades são o espaço onde emerge a liberdade. Se as olhamos, porém, com atenção, descobrimos que não é a liberdade que ali triunfa, mas a pura necessidade, o mais estrito e duro espírito de colmeia.

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Haikai urbano (22)

Sebastião Salgado - Church gate station, 1995

Partir e chegar
no ruído da estação.
Respira a cidade.

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Poemas do Viandante (654)

Wassily Kandinsky - First Abstract Watercolor (1910)

654. na aguarela da memória

na aguarela da memória
zunem abelhas
tricotadas
com as agulhas do tempo
balem rebanhos
no guindaste
da infância
arpejam dedos
as cordas
da harpa do coração

(14/12/2016)

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Haikai do Viandante (339)

Kitaoka Fumio - Unknown - White-Barked Trees (1976)

Árvores despidas
reflectem a luz da luz.
Solidão de Inverno.

terça-feira, 10 de outubro de 2017

Da imaginação

Fritz Henle, The Diver, Las Delicias, Taxco, 1943

Os anjos nasceram de uma conspiração da imaginação contra a terrível gravidade. Aquilo que sujeita o corpo dos homens gera uma revolta do espírito. Umas vezes, este usa a imaginação para resolver tecnicamente a sujeição; outras, deixa-a flutuar no imponderável, para que ela distribua sobre os homens as suas graças. Estas não quebram a sujeição do corpo, mas comprazem o espírito dando-lhe a ver a sua natureza.