Benvenuto Benvenuti, Cipressi e colombe, 1906-7 |
segunda-feira, 9 de dezembro de 2024
O sal do silêncio (120)
sábado, 7 de dezembro de 2024
Ofício de Outono (11)
Amadeo Souza-Cardoso, Étude A [Gëmalde A / Quadro A], 1913 (Gulbenkian) |
a gramática outonal dissolve-se
o caos instala-se
no fraseado da estação
colheitas e vindimas esquecidas
cheios de silêncio
dormem adegas e celeiros
na cidade incandescente
ouve-se a voz do frio
ecoa nas janelas fechadas
Dezembro de 2024
quinta-feira, 5 de dezembro de 2024
A memória do ar (36)
Pietro Sarto, Bassin Lemanique, 1981 (Gulbenkian) |
terça-feira, 3 de dezembro de 2024
A sombra da água (36)
Francis Smith, Le Port à Honfleur, 1958 (Gulbenkian) |
domingo, 1 de dezembro de 2024
Ofício de Outono (10)
sexta-feira, 29 de novembro de 2024
Geometrias de fogo (36)
Hugo Canoilas, Formas de vida simples que regressam ao mar, 2020-2023 (Gulbenkian) |
quarta-feira, 27 de novembro de 2024
O Espírito da Terra (36)
segunda-feira, 25 de novembro de 2024
Câmara discreta (24)
Dorothea Lange, Woman’s foot, Vietnam, 1958 |
sábado, 23 de novembro de 2024
Ofício de Outono (9)
quinta-feira, 21 de novembro de 2024
terça-feira, 19 de novembro de 2024
Impressões 123. O caminho da floresta
Flor Campino, sem título, 1961 (Gulbenkian) |
domingo, 17 de novembro de 2024
Meditação breve (200) Floresta humana
Ana Hatherly, sem título, 1972 (Gulbenkian) |
Olhamos e não sabemos o que vemos. Uma floresta? Uma multidão? O afastamento das coisas torna a sua imagem imprecisa e as nossas representações desadequadas. Talvez, vista do espaço sideral, seja uma floresta de homens, uma multidão petrificada, presa aos seus corpos vegetais, que começam a florir e haverão de frutificar quando chegar a hora.
sexta-feira, 15 de novembro de 2024
Ofício de Outono (8)
quarta-feira, 13 de novembro de 2024
Micronarrativa (70) Corrida
Amadeo de Souza-Cardoso, Avant la corrida, 1912 (Gulbenkian) |
O espectador olhava os cavalos, mas não via a corrida. Pensava, meditava, perdido na multidão, sobre a natureza das corridas. Umas não têm fim, outras não têm princípio, e havia outras que não tinham meio, pois o princípio e o fim coincidiam tanto no espaço como no tempo. E, quando o mais veloz dos cavalos se aprestava a ganhar o grande-prémio, sentiu uma iluminação: a única corrida autêntica é aquela que não tem princípio nem fim, pois é um eterno correr sem correr. Enquanto a multidão ovacionava o triunfador, ele saiu do hipódromo, pois a sua corrida não pertencia àquele mundo.
segunda-feira, 11 de novembro de 2024
Pintura e haikus (42)
António Sena, Lèvres errentes sur la mer, 1983 (Gulbenkian) |
De súbito as ondas
saltam da boca do mar.
Fome e tempestade.
sábado, 9 de novembro de 2024
Signo sinal 23. Abandono
Amadeo de Souza-Cardoso, sem título, 1915 (Gulbenkian) |
quinta-feira, 7 de novembro de 2024
Ofício de Outono (7)
terça-feira, 5 de novembro de 2024
O sal do silêncio (119)
Artur Bual, Hoje VI, 1965 (Gulbenkian) |
domingo, 3 de novembro de 2024
A memória do ar (35)
António Areal, Opus n.º 59, 1963 (Gulbenkian) |
sexta-feira, 1 de novembro de 2024
Ofício de Outono (6)
quarta-feira, 30 de outubro de 2024
Geometrias de fogo (35)
segunda-feira, 28 de outubro de 2024
A sombra da água (35)
John Ruskin, A River in the Highlands, 1847 |
sábado, 26 de outubro de 2024
Ofício de Outono (5)
quinta-feira, 24 de outubro de 2024
O Espírito da Terra (35)
Daniel O'Neill, Returning home, 1956 (Gulbenkian) |
terça-feira, 22 de outubro de 2024
Haikai do Viandante (439)
Ana Hatherly, Palma de Maiorca, 1958 (Gulbenkian) |
Sob o céu cinzento
paisagens de azul e verde.
Árvores e vento.
domingo, 20 de outubro de 2024
Ofício de Outono (4)
Camille Corot, Italian lanscape near Marino in Autumn, 1826-27 |
germinou a semente do outono
as folhas caem
um frémito na fronteira da
tarde
vieram intermitentes as chuvas
tocam as ruas da cidade
abrem sulcos no cenário da
memória
uma música estelar desprende-se
da harmonia dos céus
ilumina o silêncio da alma abandonada
Outubro de 2024
sexta-feira, 18 de outubro de 2024
Histórias sem nexo 32. Cenas
Candido Portinari, Fumo, 1936 (Gulbenkian) |
quarta-feira, 16 de outubro de 2024
Impressões 122. Sombras do passado
António Soares, sem título, 1940 (Gulbenkian) |
segunda-feira, 14 de outubro de 2024
Ofício de Outono (3)
Gregorio Prieto Muñoz, Aranjuez, 1918-1919 |
deixo-me levedar ao sol da manhã
cresço para o esquecimento
ou para a vereda da eternidade
a música das glicínias abre o
jardim
caminho ao ritmo das flores
e bebo a água azul dos poços
os dias são agora uma oração erguida
sobre os abismos da noite
e os sonhos cegos da madrugada
Outubro de 2024
sábado, 12 de outubro de 2024
Meditação breve (199) O saber do fogo
Carlos Calvet, sem título, 1967 (Gulbenkian) |