Paul Klee, The Messenger of Autumn, 1922 |
A vida
extingue-se na luz
crepuscular
sobre as tílias.
Nas ruas, morrem
os revérberos,
uma
procissão de esplendores,
o fulgor
cansado da tarde.
Ouvem-se
palavras ao longe,
um anjo
canta a luz do Outono.
Frederick Britton Hodges, November skies, c. 1915 |
Francesc Català-Roca, El hombre del saco, 1950 |
Paul Almasy, Paris, 1960s |
Gertrude Käsebier, Blossom Day, 1904-05 |
Paul Strand, Conversation, 1916 |
- É o que te digo.
- Não posso crer.
- É a mais pura verdade.
- Custa a compreender.
- Também a mim custou.
- Como foi possível?
- Foi o que me perguntei na altura.
- Não admira, também me teria feito a mesma pergunta.
- É inacreditável.
- Agora que me disseste, ainda me custa a crer.
- Se não tivesse visto, não acreditava.
- Ah... viste.
- Com os meus próprios olhos.
- E ainda crês naquilo que os teus olhos vêem?
Constantine Manos, Moscow Airport, Russia, USSR, 1965 |
Aaron Siskind, Acolman 5, 1955 |
Hans Baumgartner, Primarschule im Hinterthurgau, 1947 |
Benvenuto Benvenuti, Avanti il tramonto, 1908 |
William Henry Fox Talbot, A Scene in a Library, 1844 |
Otto Scharf, Kartenspieler, 1905 |
Ernst Haas, Santa Fe, New Mexico, 1952 |
Artur Pastor, Santa Luzia, Algarve, da Série Outras Geometrias, anos 40-50 (ver aqui) |
Léonard Misonne, Coucher du Soleil, 1905 |
Ferreira da Cunha, Praça do Príncipe Real, 1945 (AML) |
Artur Pastor, da exposição Montalegre, Pequeno Grande Mundo (2022), anos 50 do sec. XX (visitar o site dedicado a Artur Pastor) |
John H. Gear, Aus Chioggia, 1908 |
Henri Cartier-Bresson, Hyeres, 1932 |
George Platt Lynes, Fashion Photograph for Lord and Taylor, 1940 |