Joan Fontcuberta, La Nuit, 1972 |
segunda-feira, 7 de março de 2022
Impressões 93. Noite
sábado, 5 de março de 2022
Câmara discreta (5)
Roberto Rive, House of Marco Olconio, Pompeii 1860s |
quinta-feira, 3 de março de 2022
Meditação Breve (176) Contra a parede
terça-feira, 1 de março de 2022
O sal do silêncio (75)
domingo, 27 de fevereiro de 2022
Haikai do Viandante (423)
quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022
Micronarrativa (58) Do exílio
Autor desconhecido, Women carrying water, Volendam Holland, 1920s |
terça-feira, 22 de fevereiro de 2022
Impressões 92. Luz na floresta
Leonard Missone, Sunlight in a forest, 1929 |
domingo, 20 de fevereiro de 2022
Câmara discreta (4)
Leonard Misonne, Old people, old houses, 1930s |
sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022
Meditação Breve (175) Crepúsculo
Samuel H. Gottscho, Midtown Manhattan & Empire State building at Dusk, 1930s |
quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022
O sal do silêncio (74)
Otto Wunderlich, Sierra de Gredos (Tipos), España, 1920s |
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022
A Sarça Ardente - 100
Edvard Munch, Alameda con copos de nieve, 1906 |
sábado, 12 de fevereiro de 2022
Impressões 91. Realidade
Harry Callahan, Eleanor, Chicago, 1952 |
sábado, 5 de fevereiro de 2022
Haikai do Viandante (422)
quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022
Câmara discreta (3)
Leonard Missone, By the Watermill, c. 1900 |
A melancolia de olhar para a outra margem, como se
o corpo fosse habitado pelo mais terrível dos desejos, o de estar precisamente
no lugar onde não se está. Então, o tempo suspende-se, coagula e a fluidez das
águas torna-se pedra e gelo, a anunciação da eternidade. Nesse instante que a
câmara surpreendeu, a vida elevou-se sobre si mesma e estendeu uma ponte
que liga a margem do passado à margem do futuro.
terça-feira, 1 de fevereiro de 2022
Meditação Breve (174) O trabalho do tempo
Aaron Siskind, Rome 5, 1967 |
A pedra erodida é uma marca da passagem do tempo. É também uma lição dos efeitos deste. Apagamento dos contornos, simplificação da figura no seu esboço, redução de cada coisa ao magma da pura indiferenciação. O tempo é o mais feroz agente igualitário. Apaga os vestígios de tudo o que se quer proeminente e transforma em poeira o que, por uns momentos, ganhou individualidade.
sábado, 29 de janeiro de 2022
A Sarça Ardente - 99
Thomas Cole, Expulsión. Luna y luz de fuego, 1828 |
quarta-feira, 26 de janeiro de 2022
O sal do silêncio (73)
domingo, 23 de janeiro de 2022
Câmara discreta (2)
Autor desconhecido, Avenue des Champs Elysées, Paris c. 1870 |
sexta-feira, 21 de janeiro de 2022
Haikai do Viandante (422)
Ivonne Sánchez Barea, Cienaga azul II, 1999 |
terça-feira, 18 de janeiro de 2022
Arqueologias do espírito 26
Émile-René Ménard, La Nube, 1896 |
domingo, 16 de janeiro de 2022
A Sarça Ardente - 98
António Carneiro, Porto Manso, o Rio Douro em Ancede, 1927 |
sexta-feira, 14 de janeiro de 2022
Impressões 90. Neve
Burk Uzzle, Winter Park, Central Park, NYC 1960 |
quarta-feira, 12 de janeiro de 2022
O sal do silêncio (72)
Jean Giletta, Oliviers et fruits, c. 1890 |
segunda-feira, 10 de janeiro de 2022
Câmara discreta (1)
Thomas Miller, Hatton Hall, School for Young Ladies, Wellingborough, 1860s |
sábado, 8 de janeiro de 2022
Meditação Breve (173) O insulto
Vespeira, Parque dos Insultos, 1949 |
quinta-feira, 6 de janeiro de 2022
A Sarça Ardente - 97
Caspar David Friedrich, Winter Landscape with Church, 1811 |
terça-feira, 4 de janeiro de 2022
Impressões 89. Tempo
Alex Teuscher, Time neverending, 2010 |
sexta-feira, 31 de dezembro de 2021
Haikai do Viandante (421)
Kazimir Malevich, Apples Trees in Blossom, 1904 |
quarta-feira, 29 de dezembro de 2021
Meditação Breve (172) Cruzar os braços
George Platt Lynes, Crossed Arms, 1941 |
segunda-feira, 27 de dezembro de 2021
O sal do silêncio (71)
Eugène Atget, Rue de l’Hôtel de Ville, 1921 |