Artur Pastor, Oceano Atlântico, sem data Ondas vão e vêm, rumorejam sal e espuma, água e mistério. |
segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020
sábado, 15 de fevereiro de 2020
A Sarça Ardente - 10
Charles Marq, A un poète, 1984 |
Sem pássaros
para alumiar,
a Lua sulca
o silvo do silêncio.
Poisa luminosa
na resina
do fogo,
no ardor da tília.
Ouve-se no ranger
do ramo
o tremor
do tear do tempo.
Janeiro de 2020
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quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020
Impressões 48. Os derrelictos
Sergio Larrain, Pisac, Peru, 1960 |
Como Cristo na cruz, também eles foram abandonados. Estão por ali, perdidos sem saberem o que se esconde para além da linha do horizonte. Como fantasmas, vão e vêm, mas na verdade nunca saem do mesmo lugar, do mesmo silêncio, da mesma hora que lhes marca o rosto com o estigma do esquecimento.
terça-feira, 11 de fevereiro de 2020
Diálogos morais 32. Anjos
Ilse Bing, Chairs with Leaves, Luxembourg Gardens, Paris, 1952 |
- A cadeira está vazia, podes sentar-te.
- Vazia? Não me parece.
- Ninguém a ocupa.
- Estás enganada.
- Enganada? Só vejo folhas mortas.
- São anjos cansados.
- Não brinques, anjos disfarçados de folhas?
- Sim, fazem-se de mortos.
- Para quê?
- Para não caírem em tentação.
domingo, 9 de fevereiro de 2020
Haikai do Viandante (386)
sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020
Histórias sem nexo 2. O oboísta
terça-feira, 4 de fevereiro de 2020
A Sarça Ardente - 9
Gerardo Rueda, Encuentro, 1967 |
Falemos do caos
ou das carpas
mortas
na margem do rio.
Falemos da noite
ou das nuvens
esquecidas
na planície do céu.
Falemos do vazio
ou do vento
fatigado
no silêncio do
coração.
Janeiro de 2020
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domingo, 2 de fevereiro de 2020
Micronarrativa (30) Perda
Constantine Manos, The Boston Symphony Orchestra. Boston, Massachusetts, 1958 |
Subitamente, ela voltou-se e os meus olhos foram tomados por uma sombra que ainda hoje me atormenta. O seu corpo, o seu rosto, os seus olhos, tudo o que ela era dançou diante de mim e, num turbilhão, foi-se dissolvendo até nada restar. Perdi o grande amor da minha vida na hora em que o encontrei.
sexta-feira, 31 de janeiro de 2020
quarta-feira, 29 de janeiro de 2020
Impressões 47. Destroços
Edward Weston, Wrecked Car, Crescent Beach, British Columbia, 1939 |
Aquilo que um dia animou o olhar e encheu o peito de uma vã glória é agora um destroço, uma amálgama feita de restos de matéria lacerados pelo tempo e os fios tenazes do esquecimento. Olhamos e o que vemos é, vinda do futuro, a imagem dos nossos mais pueris.
segunda-feira, 27 de janeiro de 2020
Meditação Breve (120) Equilíbrio
Robert Capa, American actor Gary Cooper. Sun Valley, Idaho, 1941 |
Aquele que procura o equilíbrio sonha com a justa medida. Nem um passo a mais nem a menos. Nem um excesso de inclinação à direita nem à esquerda. Assim, o corpo aprenda a realizar o sonho que se sonha no fundo de si, pois ninguém é outra coisa senão o cumprimento dum sonho, esse mistério obscuro que rumoreja nos interstícios daquilo que é.
sábado, 25 de janeiro de 2020
A Sarça Ardente - 8
Paul Klee, Blue-Bird-Pumpkin, 1939 |
Um pássaro canta.
E o sino
ressoa
na voz velada
da ave
no bater
bárbaro do bronze.
Dezembro de 2019
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quinta-feira, 23 de janeiro de 2020
Histórias sem nexo 1. O grumete
terça-feira, 21 de janeiro de 2020
Impressões 46. Confidências
domingo, 19 de janeiro de 2020
Haikai urbano (52)
sexta-feira, 17 de janeiro de 2020
Meditação Breve (119) Beleza
Sam Lévin, Ava Gardner in The Naked Maja, 1958 |
Nunca poderemos prescindir da beleza, pois ela é a presença da eternidade no tempo. O que se vê num ser humano belo não é a sua humanidade, mas o reflexo supra-humano que o tocou, transformando-o num símbolo. Talvez as pessoas belas sejam as mais infelizes, pois o amor por elas é um amor por aquilo que nelas, como num espelho, se reflecte.
quarta-feira, 15 de janeiro de 2020
A Sarça Ardente - 7
Helen Frankenthaler, Bambú en Nueva York, 1957 |
Sou um mendigo
perdido
na poeira da porta.
Espero-te.
O vento
leva-me o nome.
O resto da tua mesa
aguardo
na toalha bordada do
chão.
Dezembro de 2019
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segunda-feira, 13 de janeiro de 2020
Haikai urbano (51)
sábado, 11 de janeiro de 2020
Impressões 45. Imagens reflectidas
quinta-feira, 9 de janeiro de 2020
Meditação Breve (118) Segredo
Nina Leen, Macy’s department store detectives,1948 |
Todo aquela que investiga não gosta de ser investigado. Todo aquele que espia não gosta de ser espiado. Todo aquele que procura um rosto na multidão não gosta que o seu rosto se exponha. Quem procura desvendar segredos transforma-se ele mesmo num segredo.
terça-feira, 7 de janeiro de 2020
Diálogos morais 31. O convite
domingo, 5 de janeiro de 2020
A Sarça Ardente - 6
Lucio Muñoz, 8-86, 1986 |
As palmeiras mortas
desenham
uma rota de ruínas.
Nelas poisam gaivotas
exaustas
do ondular do oceano.
Ao longe, dunas erguem
muros de areia,
sombra e solidão.
Dezembro de 2019
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sexta-feira, 3 de janeiro de 2020
O colar de pérolas
Frank Eugene, The Pearl Necklace, 1900s |
Quando a vi retirar o colar de pérolas não imaginei o que
viria a seguir. A confiança que temos na realização dos desejos cega-nos. Os
sinais estiveram sempre lá, mas os olhos ou a razão, o que é a mesma coisa, foram
incapazes de os ler. No gesto dela não havia qualquer pathos, nem estava diferente dos outros dias. Quando me viu, sorriu
e cumprimentou-me como habitualmente. Estava esplêndida e era o centro do
grupo. Sentou-se. Nos seus olhos havia um brilho que pensei ser de alegria.
Olhou a sala. Observava-a arrebatado. Ela ergueu os braços, retirou o colar e
olhou longamente para ele, como se o contemplasse. Por fim, levantou os olhos e
disse sem tremor não haverá casamento.
quarta-feira, 1 de janeiro de 2020
Haikai do Viandante (385)
segunda-feira, 30 de dezembro de 2019
Impressões 44. Em procissão
sábado, 28 de dezembro de 2019
Micronarrativa (29) O crime da rua esquecida
Josef Sudek, Forgotten street, 1930 |
Ali era o lugar onde o crime deveria acontecer. Rua de casas sombrias com janelas escuras, de onde se espera ver assomar gente taciturna, sobrolho carregado, indisposta com o mundo. Quando chegou a hora, assassino e vítima esqueceram-se do lugar que os esperava e a bala que deveria abater o condenado nunca chegou a sair do revólver do carrasco.
quinta-feira, 26 de dezembro de 2019
A Sarça Ardente - 5
Claude Monet, Playa de Sainte-Adresse, 1867 |
O barco balança
no âmbar
das águas.
Ecoam gritos,
sereias
pela praia.
O sol declina
no latido
salgado da sombra.
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terça-feira, 24 de dezembro de 2019
Diálogos morais 30. O lugar
Meister der Palastkapelle in Palermo, Mosaiken der Capella Palatina in Palermo, Szene - Christi Geburt,
c. 1150
|
- Assim, o quê?
- A encarnação de Deus, o Menino ter vindo ao mundo num estábulo.
- Em que outro lugar poderia ser?
- Não sei, mas logo num sítios desses, com um burro e uma vaca a assistir. Não é possível.
- Se não foi, é bom que daqui para o futuro seja sempre assim.
domingo, 22 de dezembro de 2019
Meditação Breve (117) Lugares
Brett Weston, Pines in Fog, Monterey, California, 1962 |
Também a natureza ama o segredo e o enigma e gosta de confundir o olhar de quem julga que tudo pode ver claramente visto. Sobre o labirinto da floresta lança mantos de névoa e os homens, ao aproximarem-se, sentem no coração que no mundo há lugares onde o mistério se abre aos sentidos e os chama sem lhes pronunciar o nome.
sexta-feira, 20 de dezembro de 2019
Haikai do Viandante (384)
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