Desconhecido, Sailboat on Lake, 1912 |
sábado, 12 de novembro de 2022
A sombra da água (2)
Planícies de água onde desliza a vida e as sombras ganham forma, modelando a luz. Ali, todo o ritmo se torna mais lento, como se o mundo, na sua ambígua fluidez, substituísse a urgência pela vagarosa passagem das horas, pela demora com que os seres chegam ao coração da sua própria natureza.
quinta-feira, 10 de novembro de 2022
Geometrias de fogo (1)
Vincent Van Gogh, Wheat Field with Sun and Cloud, 1889 |
O fogo é um discurso que brilha nos recantos da noite escura ou no silêncio que se abre no espaço entre nuvens. Desce sobre nós numa geometria feita de inquietação, toca-nos na cabeça para reverberar nos dedos ou no coração. Então, o fogo fala e todo ele é silêncio, a força que habita no mais íntimo que há no vazio e que daí traz ao ser tudo aquilo que é.
terça-feira, 8 de novembro de 2022
A memória do ar (1)
Kurt Hielscher, Windmills in Dobrogea or Basarabia, Romania-Bulgaria, c. 1930s |
Uma paisagem semeada de moinhos é um exercício memorial. Abre o coração para a força do vento e o segredo que se esconde na transparência do ar. Olhamo-la como uma anamnese dessa esperança escondida no fundo do homem, a de um dia fazer dos ares o seu elemento natural.
domingo, 6 de novembro de 2022
O Ritmo do Outono 9
sexta-feira, 4 de novembro de 2022
Meditação Breve (186) Milagre
Artur Pastor, Série “Outras Geometrias”. Monsaraz, décadas de 40-60 (ver aqui) |
Da alvura das paredes, da cintilação da cal, do peso dos anos, de tudo isso, como de um fruto longamente amadurecido, brota um murmúrio, logo transformado em canção, para se erguer ao céu como um hino de louvor àqueles lugares onde o tempo se dobra para, fruto de um milagre nascido da vontade de um Deus abscôndito, correr mais lento e apaziguado.
quarta-feira, 2 de novembro de 2022
A sombra da água (1)
segunda-feira, 31 de outubro de 2022
O sal do silêncio (92)
Frederick Boissonnas, Dans la Montagne, 1905 |
Naquele lugar ermo, um punhado de casas perdidas faz lembrar uma aldeia tomada pelo salitre dos dias. Envolvidas pelos cumes das montanhas, à espera da névoa, são ainda um sinal da presença. Não do homem, mas desse silêncio de onde nasce tudo aquilo que é decisivo.
sábado, 29 de outubro de 2022
O Ritmo do Outono 8
quinta-feira, 27 de outubro de 2022
O Espírito da Terra (23)
Frederick Britton Hodges, November skies, c. 1915 |
Sob os céus de Novembro, a terra recebe os pesados encargos que o homem lhe trouxe. Serva submissa e fiel, entrega a sua pele para o livre devaneio ou a imperativa necessidade dos homens. As nuvens sorriem-lhe, e as árvores despem-se para que as suas folhas, ao morrer, a cubram e lhe levem o alimento que a tornará uma e outra vez criança mergulhada no rubor da inocência.
terça-feira, 25 de outubro de 2022
Impressões 107. O homem do saco
Francesc Català-Roca, El hombre del saco, 1950 |
O homem do saco, esse terror da imaginação infantil, afinal é apenas uma sombra que se projecta no chão daquelas ruas esconsas, onde só o silêncio tem voz. Não rouba crianças, nem sonhos, nem solidões. Vagabundeia por onde a luz viva do Sol faz incidir os seus raios, para criar ilusões a quem, de longe, o vê aproximar. Caída a noite, não há quem o veja, pois também ele, então, treme diante do artifício da sua sombra nocturna.
domingo, 23 de outubro de 2022
sexta-feira, 21 de outubro de 2022
O Ritmo do Outono 7
quarta-feira, 19 de outubro de 2022
Biografias 32. O guarda do parque
Paul Almasy, Paris, 1960s |
Não lhe compete a ordem pública, apenas a certificação de que as regras privadas sejam cumpridas. Cuida para que estranhos invasores não destruam os carros à sua guarda ou que motoristas desavisados danifiquem as viaturas que ali dormem o sono reparador, que lhes devolverá a energia mal os proprietários as façam trabalhar. Fundamentalmente, ordena a relação entre a passagem das horas e o custo, para que a cada fracção de tempo corresponda o preço estipulado. Sem o saber, o guarda do parque, mais que ao parque e aos automóveis, guarda com zelo essa estranha equivalência entre tempo e dinheiro, e fá-lo de tal modo que se é levado a crer que se pode comprar o tempo como se fosse mercadoria à disposição de quem acumulou generosas quantias para, pagando o tempo, se livrar da morte.
segunda-feira, 17 de outubro de 2022
O Espírito da Terra (22)
Gertrude Käsebier, Blossom Day, 1904-05 |
Os dias em que a Terra se elava pela metamorfose de um botão em flor são marcos miliários no caminho da glória. O sólido e árido crucificam-se para que a seiva corra como um rio em busca da foz. Então, chega a hora em que a beleza se manifesta e tudo o que pertence à Terra se transforme em puro espírito.
sábado, 15 de outubro de 2022
Diálogos morais 64. Visão
Paul Strand, Conversation, 1916 |
- É o que te digo.
- Não posso crer.
- É a mais pura verdade.
- Custa a compreender.
- Também a mim custou.
- Como foi possível?
- Foi o que me perguntei na altura.
- Não admira, também me teria feito a mesma pergunta.
- É inacreditável.
- Agora que me disseste, ainda me custa a crer.
- Se não tivesse visto, não acreditava.
- Ah... viste.
- Com os meus próprios olhos.
- E ainda crês naquilo que os teus olhos vêem?
quinta-feira, 13 de outubro de 2022
O Ritmo do Outono 6
terça-feira, 11 de outubro de 2022
Câmara discreta (18)
Constantine Manos, Moscow Airport, Russia, USSR, 1965 |
Tudo o que se vê na gélida assepsia das instalações fala de abandono. Não de uma mera partida para chegar a casa ou para ir longe e voltar, mas do desamparo de uma deserção daquele exército que se esconde na geometria do espaço, na rude frugalidade com que a vida, naquele lugar, se deixa ver. O que a circunspecção da câmara não mostra é o caudal da solidão que corre por dentro do corpo, é o borbulhar da dor no silêncio da espera.
domingo, 9 de outubro de 2022
sexta-feira, 7 de outubro de 2022
Impressões 106. Cuidar do silêncio
Aaron Siskind, Acolman 5, 1955 |
Há lugares em que o único ofício possível é o de cuidar do silêncio,
obstar a que o ruído se precipite sobre aquilo que existe, e assim evitar que, tresloucadas, as ondas sonoras rasguem a pedra e a entreguem nas mãos do tempo, que, com os
seus dedos de aço, haverá de a pulverizar, até que tudo se transforme em nuvem
de poeira levada pelo vento.
quarta-feira, 5 de outubro de 2022
O Ritmo do Outono 5
segunda-feira, 3 de outubro de 2022
Câmara discreta (17)
Hans Baumgartner, Primarschule im Hinterthurgau, 1947 |
Não é nos livros que se encontram os sonhos, pensa a aluna distraída perante a cena que, diante dela, alguém representa, para que o saber entre, talvez pelo coração, naquelas mentes demasiado ágeis. Um outro mundo mais vivo e mais real cintila dentro dos olhos, iluminando-os nessa fuga dos imperativos trazidos pela condição de estudante. Não é uma fuga para a ignorância, mas uma luta entre duas formas de sabedoria.
sábado, 1 de outubro de 2022
O Espírito da Terra (21)
Benvenuto Benvenuti, Avanti il tramonto, 1908 |
Ao pôr-do-sol, a terra liberta-se do cansaço do dia e, por instantes, deixa reverberar todas as cores que a habitam. Depois, deixa que as aves se calem e os animais se escondam para dormir. Então, chama a noite e, embalada pelo vento, adormece até que a aurora chegue com a promessa de um novo dia.
quinta-feira, 29 de setembro de 2022
O sal do silêncio (91)
William Henry Fox Talbot, A Scene in a Library, 1844 |
Onde os livros dormem à espera de leitores vorazes que deles não se cansem, reina um silêncio adormecido pelo passar das horas. Um mundo sombrio feito de poeira e esquecimento, pensará quem dos livros não se aproxima, mas aqueles cujos olhos não se cansam das palavras pensarão que ali encontraram a cintilação da luz e o sal da vida.
terça-feira, 27 de setembro de 2022
O Ritmo do Outono 4
domingo, 25 de setembro de 2022
Micronarrativa (63) Jogadores
Otto Scharf, Kartenspieler, 1905 |
Apesar das moedas na mesa, os jogadores de cartas não jogam para obter ganhos. Seria, pensam, ignóbil fazer do lucro uma motivação para passar aquelas horas. Um duplo objectivo os move. Esconder o seu pensamento e desocultar o dos parceiros. Quando a sessão acaba, sentem-se felizes. São como as crianças que acabam de jogar às escondidas. Quando se vão embora, sabem que retornarão no próximo dia.
sexta-feira, 23 de setembro de 2022
Câmara discreta (16)
Ernst Haas, Santa Fe, New Mexico, 1952 |
Discreta, a câmara oculta as pessoas perdidas naquela vida, não lhes mostra a face, o corpo, o modo de ser que sempre se surpreende no olhar ou num trejeito dos lábios. Exibe, porém, os artefactos com que a vida se tece, os objectos dos pobres prazeres ou os que superintendem na fadiga. Cobre com a sua sombra de luz, a nudez de existências que se imaginam, mas não se vêem.
quarta-feira, 21 de setembro de 2022
O Espírito da Terra (20)
Artur Pastor, Santa Luzia, Algarve, da Série Outras Geometrias, anos 40-50 (ver aqui) |
A brancura que se exalta de luz na luz de um olhar, a cantaria gasta pelo arrastar dos anos e o sopro dos ventos vindos do mar, as redes que trarão o que comer, se marés estiverem de feição. Também onde o oceano impera se faz ouvir no bramir das águas a voz da terra.
segunda-feira, 19 de setembro de 2022
O Ritmo do Outono 3
sábado, 17 de setembro de 2022
quinta-feira, 15 de setembro de 2022
Impressões 105. Geografias de luz
Léonard Misonne, Coucher du Soleil, 1905 |
O mesmo lugar ocupa diversas geografias, conforme a hora do dia. Um lugar não é o mesmo ao amanhecer e ao pôr-do-sol, nem durante o dia e durante a noite, pois a luz, a sombra e as trevas trazem consigo outras tantas configurações que se apoderam do território e transformam a paisagem que ingenuamente se pensa ser única em múltiplas. Cada uma com o seu clima e com os seus pontos cardeais. O Norte ao amanhecer não é o Norte do anoitecer. Cada um deles tem a sua natureza, os seus segredos e os seus imperativos.
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