quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Poemas do Viandante

207. Floresta (VII)

caminhas
sob árvores
sombras
a neblina matinal
e despido
o teu corpo
aninha-se em mim
leve e suave
puro branco
e animal

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Poemas do Viandante

206. Floresta (VI)

um tremor
o grito de uma ave
o uivo encoberto
pelo arvoredo

o coração sussurra
e o frio cai
pelo corpo
quando uma folha
é recebida
pela terra
em alvoroço

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Poemas do Viandante

205. Floresta (V)

fios de água
um murmúrio
e a sombra
de um carvalho sem idade
 
caminhas
e o teu destino
está nesse caminhar –
o vestido ondula
ao vento
como um navio
preso no mar

domingo, 28 de agosto de 2011

Poemas do Viandante

204. Floresta (IV)

terra aberta
na clausura do folhedo
rastos de animais
o coração suspenso
a face tocada
pelo medo

vai o lenhador
espera-o
a floresta
em sobressalto
como se dele
aguardasse
delicado o amor

sábado, 27 de agosto de 2011

Poemas do Viandante


203. Floresta (III)
 
névoa sombra
da sombra
erva rala
o teu corpo
transfigurado
senta-se
sobre o musgo
e canta

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Poemas do Viandante

202. Floresta (II)

daquelas árvores
restam os ramos
quebrados pela invernia
ninhos ressequidos
a breve iluminação
de um relâmpago
no transviado sopro
do vento

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Poemas do Viandante

201. Floresta (I)

um grito fere o silêncio
e o cheiro do outono amadurece
junto ao orvalho
da manhã

soletro lentamente
uma palavra
e um bando de pássaros
poisa nos ramos inquietos
dos pinheiros

cantam o teu nome
no recanto incógnito
do meu coração

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

A floresta-mulher


Se o homem é aquele que percorre a floresta, como lenhador ou guarda-florestal, a mulher é a própria floresta. A floresta não é um sítio onde, vinda do exterior, a mulher penetre e procure um caminho. O caminho da mulher é o reconhecimento da sua própria natureza florestal, com os múltiplos caminhos que a atravessam, com a obscuridade que lhe pertence, mas também com as árvores, os fetos, os líquenes e os musgos. Labiríntica, selvagem, suave, ameaçadora e disponível para ser trilhada. O homem percorre a floresta, intui caminhos, tenta orientar-se. A viagem na floresta, para o homem, é um caminho, uma peregrinação. Para a mulher a única viagem na floresta é a da coincidência consigo mesma, o estar plenamente em si, um ser-se na florestidade que a constitui, com os seus trilhos, perigos e segredos. A floresta é o símbolo da eterna inocência feminina; para o homem, é a oportunidade de, ao percorrer os trilhos florestais, tornar-se inocente.

Poemas do Viandante

200. SPES (XII)

vasos descoloridos
flores de jardim
as velhas aspidistras
tocadas pela secura
o rumor
de um gato no umbral

a sombra
dos que partiram
senta-se à mesa
e há pão e vinho
e o murmúrio do vento
é uma fresta de luz
a voz suave
de uma canção

terça-feira, 23 de agosto de 2011

A outra floresta

(imagem retirada de a trama)

A floresta é, também, a metáfora do labirinto. Melhor, floresta e labirinto acabam, de forma metafórica, por se interdesignarem, sendo possível utilizar qualquer um dos termos para denotar a referência do outro. Sendo a floresta, tradicionalmente, o produto espontâneo da natureza (embora, há muito isso não seja assim) e o labirinto uma construção humana, o que permite o transporte de uma designação para a referência habitualmente denotada pelo o outro termo é a ideia de caminho. São os caminhos que não são claros, a que falta uma certa luz racional. Os caminhos que atravessam a floresta ou que compõem o labirinto não se deixam iluminar pelo cálculo ou outro tipo de operações do entendimento. Um outro operar do espírito é necessário para encontrar o caminho e persistir nele, seja na floresta ou no labirinto.

Se tomarmos, por outro lado, o labirinto como termo da mediação, sem dificuldade se pode estabelecer conexão entre a floresta e os seus caminhos que conduzem a lado algum e o mundo social em que os seres humanos, apesar da racionalidade com que cada um traça o caminho dos seus interesses (embora esta visão liberal da existência seja puramente utópica),  acabam por andar à deriva e se tornam uma espécie em contínua errância. De facto, o lebenswelt, tomado na sua globalidade, não deixa de ser uma verdadeira floresta, cujos caminhos só na aparência podem ser percorridos segundo a luz da razão. A dificuldade do viandante é suspender o uso da bússola sem perder a orientação ou, dito de outro modo, suspender o uso da razão sem se tornar irracional.