90. MÃO QUEBRADA
uma ligeira comoção
a nortada uivava
e o coração desordenado
crescia
tumor ancorado
na falência das células
nasci sob o princípio de incerteza
a mão quebrada
o toiro cantando
na solidão da arena
a tua voz ao longe a sussurrar
no desamparo de mim
terça-feira, 20 de abril de 2010
segunda-feira, 19 de abril de 2010
Poemas do viandante
89. PALAVRAS
as palavras ditas
véspera das que hão-de vir
cobrem de rugas
o palácio
deixam um hálito vulcânico
sobre a mesa
um longo verão
sem pão e vinho
o rosto
pássaro pousado
na sóbria memória
chamaste-lhe morte
as palavras ditas
véspera das que hão-de vir
cobrem de rugas
o palácio
deixam um hálito vulcânico
sobre a mesa
um longo verão
sem pão e vinho
o rosto
pássaro pousado
na sóbria memória
chamaste-lhe morte
domingo, 18 de abril de 2010
Poemas do viandante
88. CANTO
um frio silêncio caiu
a pedra branca talhada
indício de fogo e gelo
o espaço feito noite
a palavra desaguada
sacudida de esperança
canto
é tudo o que resta
se a sombra de tuas mãos se vai
canto
no frio silêncio do gelo
no fogo da palavra
no espaço sem esperança
canto
e a súbita primavera ateia
de flores o velho castanheiro
um frio silêncio caiu
a pedra branca talhada
indício de fogo e gelo
o espaço feito noite
a palavra desaguada
sacudida de esperança
canto
é tudo o que resta
se a sombra de tuas mãos se vai
canto
no frio silêncio do gelo
no fogo da palavra
no espaço sem esperança
canto
e a súbita primavera ateia
de flores o velho castanheiro
quarta-feira, 14 de abril de 2010
Poemas do Viandante (86)
Asher Brown Durand - Forest in the Morning Light (1855)
86. De que vale
De que vale
o refúgio
na floresta,
se a noite
morre
na luz da manhã?
Indecisa,
exígua,
rio sem margens,
a luz chega
e anoitece
o coração.
segunda-feira, 12 de abril de 2010
Poemas do Viandante (85)
Georgia O'keeffe - White Rose and Larkspur (1900)
85. A rosa branca
do abandono
trago-a comigo.
Dorme na noite,
relâmpago
coberto de nuvens
e vento da floresta.
Quando se abre,
a terra treme,
e um império nasce
na água do mar.
domingo, 11 de abril de 2010
sexta-feira, 9 de abril de 2010
Poemas do Viandante (83)
Salvador Tuset - Anticoli (1913)
83. Junho
Junho
abre-se.
Refúgio
de luz,
ardor
de rosa,
incêndio
de matagal.
domingo, 4 de abril de 2010
Poemas do Viandante (82)
Pablo Picasso - Cabeça de Fauno (1937-1938)
82. Ausentou-se
Ausentou-se,
perdeu o limiar
e a voz ecoou
na noite desabrigada.
Ao ir pelo mundo,
o viandante rodopia
no centro da vida.
Fauno nas trevas,
anjo sobre a cidade,
a escura luz
destes versos.
sábado, 3 de abril de 2010
Poemas do Viandante (81)
Christian Bérard - The Seventh Symphony. A Bird (1938)
81. Um animal ferido
Um animal ferido
tomba
pelo chão,
entre juncos
de sombra
e ervas abertas
para a luz.
Pobre orquídea
de fogo
e penumbra,
pássaro caído
na véspera do verão.
sexta-feira, 2 de abril de 2010
Páscoa e tempo
O mistério pascal, a morte e a ressurreição. Por vezes, diz-se "tempo de Páscoa", mas nunca se percebe nessa declaração a tautologia aí presente. Pensamos que há um tempo de Páscoa, outro de Natal, um de Carnaval, ou pensamos em tempos profanos, como aqueles onde, nos dias de hoje, decorre a vida dos homens. Isso ajuda-nos a falhar a compreensão da tautologia. Entre cada instante e a Páscoa cristã há uma semelhança que talvez seja pertubadora. A Páscoa dos cristãos é marcada pela morte de Cristo e a sua ressurreição. Ora esta narrativa plasmada no tempo, entre sexta-feira e domingo de madrugada, permite apreender a essência do instante temporal. Nas Confissões (IX, 14), Agostinho de Hipona, enfrenta o tempo com uma aporia: "Se ninguém mo perguntar, eu sei; se o quiser explicar a quem me fizer a perguntar, já não sei." Uma aporia é o sintoma de uma dificuldade, quando não de um mistério.
O que acontece a cada instante é uma morte e uma ressurreição. Na cruz do instantes (cruz, pois lá se cruzam passado e futuro) crucifica-se o ser que somos mas que deixamos de ser, morremos para o que fomos, que passa a ser apenas memória e passível de rememoração. Mas essa morte é a condição de possibilidade da vida que está a chegar. Morremos e ressuscitamos, instantaneamente. A Páscoa ao sacralizar esse instante de morte e ressurreição dá-lhe uma dimensão absoluta. Na mais relativa das relatividades, o instante, encontramos a dimensão do absoluto. Ao morrermos, ressuscitamos para a eternidade. Esta já está aí, embora sejamos cegos para o que está aí. A Páscoa talvez não seja mais do que um exercício de abertura dos olhos ou de focalização do olhar.
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